Angola já começou a arrumar o vestido. Ainda faltam uns bons meses para 2027, mas os espelhos políticos estão todos ocupados. Há quem ensaie sorrisos, quem treine discursos diante do espelho e quem jure, com a mão no peito, que sempre amou esta dama chamada Angola — mesmo quando, durante anos, fingiu não a conhecer.
Há momentos na história de um país em que já não basta sussurrar, dialogar com prudência ou usar metáforas para evitar desconfortos. Há momentos em que é preciso dizer claramente: a sociedade angolana está presa num ciclo de autossabotagem moral, política, cultural e económica, e fingir que está tudo bem é participar da própria decadência.
A direção do PRA-JA Servir Angola anunciou a morte de Jardo Muekália, que recentemente se filiou a este partido, após vários anos militante da UNITA, o maior partido da oposição angolana.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, acusou hoje o Ruanda de violar os termos do acordo de paz alcançado na semana passada para pôr fim à violência no leste da República Democrática do Congo (RDC).
O líder do MPLA, partido no poder em Angola, defendeu hoje, em Luanda, o aumento da produção e da oferta, para baixar os preços da cesta básica, o que não acontece com "nenhuma varinha mágica ou decreto presidencial".
O líder do MPLA, partido no poder em Angola, disse hoje que os militantes que manifestam intenção de se candidatarem à presidência desta organização política, só querem “barulho, confusão e distração”.
Cada apartamento T3, a ser construído no Lote 2 da urbanização KK 5800, localizado no município do Kilamba, em Luanda, vai custar a partir de 60 milhões de kwanzas, devido ao actual contexto do mercado de materiais de construção civil em Angola, com realce para às constantes variações do preço do cimento no país.
Os 17 herdeiros do malogrado empresário Jorge Manuel dos Santos, mais conhecido por general Sukissa, e a viúva Ana da Conceição dos Santos, de 57 anos, estão a travar uma batalha judicial pelo facto de ela alegar ser proprietária de 50% do património, sob o argumento de terem sido casados em regime de comunhão de bens adquiridos.
O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucionais algumas normas da Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos, reclamadas pela Ordem dos Advogados de Angola (OAA) e pelo grupo parlamentar da UNITA, maior partido da oposição.
O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que realizou uma disponibilização pontual de divisas no valor de 88,5 milhões de dólares (75,3 milhões de euros), dada a elevada procura por moeda estrangeira na quadra festiva.