O deputado do MPLA João Mpilamossi Domingos assumiu ter havido excessos de linguagem no recente debate parlamentar, negou qualquer associação a discursos de ódio e de violência e enquadrou a sua intervenção no contexto do confronto político, ao evocar a sua própria vivência — marcada pela guerra e pela perda trágica da esposa — para reafirmar a defesa da paz, ao mesmo tempo que analisou o papel da Assembleia Nacional, respondeu às críticas da oposição e projectou os desafios económicos e políticos rumo às eleições de 2027.
A segunda sessão de julgamento do "caso Vitória de Barros Neto", acusada de ter desviado mais de 300 milhões de kwanzas, prossegue esta quinta-feira, com o tribunal a ouvir o arguido Yanga Nsalamby Mário, ex-director técnico da EDIPESCA, que, tal como a antiga ministra das Pescas dos Executivos de José Eduardo dos Santos e de João Lourenço, negou ter beneficiado dos mais de 300 milhões de kz depositados nas contas da empresa, apurou o Novo Jornal.
Os candidatos às várias direcções do MPLA, no âmbito do 9º congresso ordinário, marcado para os dias 09 e 10 de Dezembro, estão preocupados com algumas exigências da declaração de apoio ao candidato.
As movimentações no sentido de impedirem a materialização de uma situação bicéfala no MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola) estão a ganhar corpo. A ideia passa por impedir que João Lourenço se candidate e seja eleito presidente do partido ao mesmo tempo que escolhe outra figura para número um da lista do MPLA às eleições gerais de 2027, dado que a lei o impede de concorrer a um terceiro mandato como Presidente da República.
A UNITA acusou hoje o MPLA, partido no poder em Angola, de pretender continuar a promover processos eleitorais "antidemocráticos" para se manter no poder, ao rejeitar no parlamento os três projetos de lei de sua iniciativa.
A Sonangol já investiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares na construção da Refinaria do Lobito, revelou o presidente do Conselho de Administração, Sebastião Gaspar Martins, sublinhando que o projecto continua a avançar apesar dos desafios financeiros.
A antiga ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, começou a responder, esta quarta-feira, em tribunal, a uma acusação de peculato que envolve o alegado desvio de cerca de 300 milhões de kwanzas, segundo o Ministério Público.
O Bilhete de Identidade (BI) será o único documento válido para a identificação dos cidadãos angolanos, uma medida que visa reforçar a segurança jurídica e melhorar a organização dos registos civis no país, disse hoje fonte oficial.
O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou Lúcio Gonçalves Amaral para o cargo de Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, no âmbito de um conjunto de alterações no Executivo justificadas por conveniência de serviço.
Cerca de quatrocentos e 35 mil estudantes comportam actualmente o subsistema do Ensino Superior em Angola, informou esta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva.