A organização não governamental angolana AJPD disse hoje que Angola e o resto do continente africano registam permanente anulação e negação do respeito pelos direitos humanos e valores da democracia, acusando a União Europeia de privilegiar apenas interesses económicos.
O secretário-geral das Nações Unidas disse hoje, em Luanda, que conhece a profundidade das feridas e a força da dignidade dos angolanos, tendo enaltecido a sua luta pela independência, que "contribuiu de forma decisiva para a Revolução dos Cravos em Portugal".
Representantes da sociedade civil africana e europeia pediram hoje à União Africana e União Europeia que tomem medidas decisivas, durante a cimeira que decorre em Luanda, para o bem-estar das pessoas, da paz, segurança, governação e prosperidade económica.
O presidente da União Africana (UA) disse hoje que não pode continuar a situação de pobreza que dominou Africa por décadas, apelando ao reforço de meios e recursos para dinamização crescente da cooperação económica entre a Europa e Africa.
A UNITA lamentou hoje o incidente que vitimou dois adolescentes envolvidos na recolha de lixo num aterro sanitário em Luanda, criticando o agravamento da fome e da pobreza que leva “famílias inteiras” a procurar alimentos nos resíduos.
Um total de 42 chefes de Estado e de Governo, africanos e europeus, juntam-se ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para participar, em Luanda, segunda e terça-feira, na 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia.
O estado pode arrecadar mais de 4 mil milhões de dólares em função da condenação, em tribunal de primeira instância, do general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, antigo consultor da Casa de Segurança do então presidente da República, e das empresas do magnata sino-britânico Sam pa, cuja esposa, Madame Lo Fung, intentou uma acção judicial para recuperar o património