Os Estados Unidos da América (EUA) deportaram 119 cidadãos angolanos em 2024, mais 49 do que ano anterior e três vezes mais do que em 2019, segundo o relatório anual dos serviços de imigração e alfândegas norte-americano.
Um casal e os dois filhos menores, todos de nacionalidade angolana, morreram na casa onde residiam, em Vilar Formoso, a 347 quilômetros de Lisboa, alegadamente por inalação de monóxido de carbono, disse fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda à agência Lusa.
Os processos-crime instaurados contra a ex-presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa, prosseguem em instrução preparatória na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP).
A taxa de desemprego em Angola diminuiu para 30,8% no terceiro trimestre de 2024, menos 4,5% face aos três meses anteriores, embora tenha crescido ligeiramente na faixa etária entre os 15 e 24 anos, anunciou hoje o INE.
O kudurista angolano Mano Chaba faleceu nesta terça-feira, 21 de Janeiro, vítima de afogamento na Ilha de Luanda. O artista, de 19 anos de idade, vem do bairro Paraíso e é conhecido pelos sucessos “sonhos” e “regra do jogo”, passou a ser uma das figuras de destaque no panorama musical do estilo kuduro por conta destes sucessos.
A ex-juíza-conselheira presidente do Tribunal de Contas (TdC) Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa já não vai a julgamento, tal como indicou, no ano passado, o procurador-geral da República (PGR), Hélder Pitta Gróz. Apesar de não ter sido objecto de divulgação na imprensa, o processo do qual era arguida foi, afinal, arquivado em Junho de 2024, por nulidade e incompetência da instância judicial que mandou instruir a auditoria à gestão da magistrada.
Angola está a trabalhar para corrigir as 17 insuficiências relacionadas com a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, com vista a retirar o país da lista de monitorização reforçada do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) antes de 2027 e tornar o seu sistema robusto.