A implementação do Sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS) constitui uma das tarefas prementes dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cuja efectivação por parte dos bancos comerciais que operam no país vai permitir que o Kwanza seja aceite como moeda de pagamento na região, disse, quinta-feira, em Cabinda, o governador do BNA.
Angola arrecadou 24,4 mil milhões de dólares (24.7 mil milhões de dólares) com exportações de petróleo em 2025, uma redução de 22,16% comparativamente a 2024, tendo vendido cerca de 357,10 milhões de barris de petróleo bruto, anunciou hoje o Governo angolano.
O Executivo apreciou, quarta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, a Programação Financeira do Tesouro Nacional para o ano de 2026, baseando-se num preço de referência de 61 dólares por barril de petróleo e uma produção de 1,05 milhão de barris por dia.
O Ministério das Finanças de Angola anunciou hoje que o ‘stock’ de dívida deve alcançar 64,3 biliões de kwanzas (70,8 milhões de dólares) este ano, incluindo um financiamento líquido de 4,1 biliões de kwanzas (4,5 mil milhões de dólares).
A China deixou de ser o maior credor de Angola em 2025, tendo sido ultrapassada pelo endividamento interno, revelou hoje o responsável pela gestão da dívida pública angolana.
Angola foi o principal destinatário dos empréstimos chineses a África em 2024, ao absorver 1,45 mil milhões de dólares (1,22 mil milhões de euros), num ano em que o financiamento chinês ao continente caiu 50%, revelou um estudo.
As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Angola fixaram-se em 15,9 mil milhões de dólares norte-americanos no final de 2025, representando cerca de 7,6 meses de importações de bens e serviços, anunciou, nesta quarta-feira, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias.