Quinta, 02 de Fevereiro de 2023
Follow Us

A ministra das Finanças defendeu que o sector produtivo deve ser priorizado na atribuição de recursos porque é "o cérebro que faz mexer a economia", criando emprego e espaço para enfrentar os desafios sociais.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) alargou a lista de fornecedores de equipamentos no âmbito da linha de crédito do Deutsche Bank a empresas portuguesas que exportem um mínimo de cinco milhões de euros.

O Governo angolano considerou que a relação financeira com a China, principal credor de Angola, mudou e o petróleo deixou de ser usado como garantia dos empréstimos, que vão passar a ser realizados em condições “mais vantajosas”.

O Banco Nacional de Angola reduziu hoje todas as taxas de juro diretoras, cortando a taxa básica (BNA, de referência para os créditos), em 1,5 pontos percentuais, de 19,5 para 18%.

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) angolano realizou o aumento de capital previsto, na ordem dos 15 mil milhões de kwanzas (27,5 milhões de euros) antes do final de 2022, no âmbito do seu plano de reestruturação.

Vários projectos inscritos na proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) em Angola, aprovada na generalidade pela Assembleia Nacional na segunda-feira,16, têm valores muito abaixo do que está ou vai ser pago pelos mesmo no sistema de ajustes directos.

A consultora Oxford Economics Africa considera que a recente mudança na perspetiva de evolução da economia de Angola, anunciada na sexta-feira pela agência de notação financeira Fitch, mostra que o país "está no bom caminho".

Página 1 de 411