Terça, 09 de Dezembro de 2025
Follow Us

O Banco Nacional de Angola (BNA) identificou hoje seis instituições como bancos com importância sistémica no mercado e ssitema finabceiro angolano, devendo estes aumentar as suas reservas obrigatórias em janeiro.

Angola e Moçambique estão entre os cinco países do mundo onde o custo dos juros da dívida pública representa a maior fatia face ao Rendimento Nacional Bruto (RNB), diz o Banco Mundial num relatório divulgado hoje.

"A minha mensagem para as autoridades de Angola é que fizeram um bom trabalho desde 2017 para reformar a economia. Mantenham o rumo. Não percam o ritmo, porque, se desacelerarem as reformas estruturais, vão ficar para trás", afirmou Kristalina Georgieva, em entrevista exclusiva à Lusa, em Luanda.

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, até Outubro do corrente ano, 8,1 mil milhões de dólares americanos, aos Bancos Comerciais, informou, esta quinta-feira, na província do Moxico, o governador do desta instituição financeira, Manuel Tiago Dias.

O secretário de Estado para o Investimento Público angolano apontou hoje a dificuldade de financiamento como principal desafio ao crescimento da economia real, mas destacou que a banca tem desenvolvido “muita inovação em termos de instrumentos financeiros”.

A valorização dos trabalhadores, com aumento salarial de 10% na função pública, o que representa uma subida de 46% nos últimos quatro anos, constitui uma das prioridades da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2026, que está a ser debatida esta segunda-feira, na generalidade, pelos deputados da Assembleia Nacional.

A agência de notação financeira Fitch Ratings estima que Angola cresça apenas 2% este ano, menos de metade dos 4,4% de 2024, e antecipa uma suspensão da consolidação orçamental devido às eleições presidenciais de 2027.

Página 1 de 477