Quarta, 02 de Julho de 2025
Follow Us

Angola precisa de mobilizar cerca de 8,6 mil milhões de dólares por ano até 2030 para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cumprir os compromissos da Agenda 2063 da União Africana (UA), revelou o secretário de Estado para o Investimento, Ivan Santos, na capital Luanda.

O ministro angolano de Estado para a Coordenação Económica admitiu hoje que a subida do preço do petróleo nos mercados internacionais alivie a pressão sobre as contas, permitindo manter os principais projetos do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A presidente da Comissão Europeia sublinhou hoje, em Roma, a importância da parceria entre Europa e África, apontando como "melhor exemplo" do investimento em infraestruturas o Corredor do Lobito, destacando os seus benefícios para a economia angolana.

Investigadores e académicos angolanos divergem sobre as alterações registadas em Angola no período pós-governação José Eduardo dos Santos, ex-Presidente angolano, apontando avanços na construção de infraestruturas mas também estagnação em matéria política.

Equipas técnicas de alto nível de Angola, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) estão a avaliar o sistema financeiro angolano. O que se pretende é tornar o sistema mais forte, resiliente e em conformidade com as boas práticas internacionais.

O Banco Sol iniciou um novo ciclo estratégico com a aprovação, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), do seu Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR) 2025-2027. Entre as novas medidas, estão o aumento de capital por parte dos accionistas, o encerramento de agências com baixa rentabilidade e a redução de 30% dos trabalhadores, segundo avança o banco.

O banco central angolano anunciou hoje que vai subsidiar 30%, nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, e 100%, nos 38 municípios do país sem pontos de acesso aos serviços financeiros, a instalação de 122 caixas automáticas.

Página 1 de 469