Sábado, 28 de Março de 2020
Follow Us

Segunda, 10 Fevereiro 2020 20:52

Sacatindi monta fotografia falsa no seu laboratório informático sobre Ex - Ministra Victória da Conceição

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda. A mentira é um acto instintivo e funciona como uma arma de preservação social na política actual em Angola.

No entanto, do ponto de vista jurídico, ela é avaliada por seu dolo, ou seja, pela intenção e pelo prejuízo moral ou material que causa. O mentiroso deve, antes de tudo, omitir a verdade e, em seguida, elaborar uma declaração alternativa plausível para o ouvinte, ao mesmo tempo em que oculta os sinais do nervosismo. Tal processo implica em um maior uso dos recursos cognitivos do que quando se diz a verdade. Hoje, as redes sociais do mundo inteiro, tornaram – se num verdadeiro palácio das mentiras, onde notícias falsas (Fake News) são veiculadas em nome da verdade, para enganar pessoas pouco esclarecidas sobre esse ou aquele assunto.

Recentemente o “Laboratório Sacatindi” e a página do facebook “Xé agora aguenta”, puseram à circular informações completamente falsas sobre o estado de saúde da ex – Ministra da acção social Victória da Conceição, não é verdadeira a notícia segundo a qual ex – Ministra Victória da Conceição recuperou e já está em Luanda, se fosse verdadeira, a TPA e a TV – Zimbo seriam os primeiros órgãos a noticiar sobre o caso, porém, observa – se um silêncio tumular nestes órgãos de informação. Por razões claras, foram esses órgão os primeiros a noticiarem a tentativa de suicídio e que a ex – Ministra encontrava – se sobre custódia dos serviços da Clínica Girassol, pela ironia do destino, esses órgãos perderam os rastos da ex – Ministra da Acção Social Victória da Conceição.

Como tem sido hábito acorremos a pessoas próximas que exercem as suas actividades no lugar onde foi realizada essa fotografia, segundo “Sacatindi” a fotografia foi realizada no domingo, as nossas fontes presentes no local da clínica Girassol, desconformam terem visto a ex – Ministra da acção Social no domingo, no Serviço de Cirurgia Geral, da Clínica Girassol, com o fim de agradecer ao trabalho que foi prestada enquanto se encontrava enferma, é falsa a notícia segundo a qual a ex – Ministra da Acção Social tenha aparecido domingo na clínica Girassol. Essa é a primeira situação que desmascara essa inverdade sobre o estado de saúda da ex – Ministra da acção Social posta à circular pela página do facebook, “Xé Agora Aguenta” e pela página do Sr. José Salazar “Sacatindi”. A segunda situação que aponta ser falsa a informação, faz referência a fotografia que terá sido retirada na clínica Girassol. Nesta fotografia evidenciamos seis (seis) erros referentes ao:

1 - Material;

2 - Estado físico;

3 - Tempo,

4 - Espaço,

5 - Pessoa;

6 - Coerência;

Material (diz respeito a imagem fotográfica):

Tentemos analisar a fotografia para percebermos que é falsa a informação segundo a qual, a ex – Ministra terá aparecido na Girassol no dia do domingo, para agradecer aos préstimos que lhe foi realizado pela Clínica em destaque. Vejamos a fotografia, é uma fotografia ofusca, parecendo – se a um copy & paste, segundo, não é natural, parece ser uma fotografia trabalhada num laboratório de informática, para forjar informações. Hoje é muito fácil transformar fotografias falsas em verdadeiras, basta ter domínio em informática. Alguém pode dizer que esteve com Obama nos EUA, enquanto esse é um roboteiro que jamais sonha estar ao lado de Obama, a informática hoje nos oferece esse privilégio, basta dominar o mundo informático, será capaz de forjar uma fotografia a conversar com Obama num restaurante de luxo, mesmo estando o sujeito em Angola, ou a saudar Obama ou Trump, quem queira, hoje isso é muito simples e fácil fazer.

Estado físico (diz respeito ao estado de saúde da sujeita):

Nos foquemos na fotografia falsa. A ex – Ministra Vitória, aparece em pé, manifestando um estado de saúde salutar, e depois aparece ao lado de um balde de lixo, manifestando óptima disposição. No primeiro momento, ela aparece entre o corpo clínico. Desde logo, os que defendem tal ideia, dizem que ela está em fase de recuperação em cadeira de roda, sem capacidade de se locomover, como estaria no meio dos médicos e enfermeiras, se anda de cadeira de rodas (estando em fase de recuperação), face ao tiro que levou na cabeça. Não pode ser verdade porque um doente com TCE grave, que está em fase de convalescia, não tem condições para colocar – se em ortostatismo, apresenta alterações do equilíbrio devido a injúria traumática ao nível cerebral, desde logo, é falsa a informação segundo a qual ela esteve no seio do corpo de saúde do serviço de cirurgia geral da Clínica Girassol.

Tempo (diz respeito ao dia que foi feita a fotografia):

Um outro aspecto, faz referência ao tempo, a fotografia foi realizada no domingo, segundo o laboratório Sacatindi e o Xé agora aguenta, com a presença da chefe dos serviços de cirurgia geral, senhora Elsa Marisa, o ex – Director Clínico Sr. Dr Artur e o cirurgião geral Dr. Júlio. Além destes elementos, fazem – se presentes nessa fotografia, duas enfermeiras de serviço, uma que assume chefe do plantão, e, outra enfermeira técnica. Não há verdade no aspecto tempo, se de facto, a ex – Ministra foi ontem, domingo, na clínica Girassol, agradecer aos préstimos que lhe foram realizados pela Clínica. Desde logo, quem está a dar tal informação é um mentiroso, porque o corpo administrativo da Clínica Girassol trabalha em regime da função pública. De segunda à sextas, das 8h às 17h. Estando em repouso nos dias de sábado e domingo, não pode ser verdade, uma vez que, nesta fotografia fazem presente o ex – Director Clínico e a Chefe de Serviço enfermeira numa altura que segundo o horário de labuta teriam se encontrado em repouso. No dia do domingo essas entidades não trabalham, ficam em repouso, estando em trabalho apenas os indivíduos que funcionam em regime de turno. Desde logo, não é possível que essa fotografia tenha sido tirada num domingo, seria verdade se fosse realizada num dia de semana, e, não num dia de fim-de-semana. Por outra, não seria num domingo, porque durante o domingo, nenhum chefe de serviço se encontra presente, seria num dia normal da semana.

Espaço (diz respeito ao local onde foi realizada a fotografia)

Uma questão. Se, de facto, a senhora ex – Ministra passou pela clínica Girassol, no dia do domingo, no Serviço de Cirurgia Geral, talvez tenha sido numa outra altura e não ontem, porque o ex – Director Clínico Dr. Artur, Dr. Artur não faz mais parte da clínica Girassol, foi reformado em 2013. Desde ali, deixou de exercer qualquer actividade clínica, por estar na reforma, não se percebe o porque é que aparece na fotografia e ainda por cima, numa fotografia bastante antiga, é preciso ser bastante fabricador de informação para trazer pessoas fora do espaço, num espaço onde não se encontram. Uma outra questão é sobre o local onde estão os baldes de lixo, e ela tenha lá retirado uma fotografia, na verdade a fotografia foi forjada para inventar uma verdade sobre o estado de saúde da ex – ministra da acção social, esse balde de lixo, que aparece na fotografia não existe, a clínica girassol deixou de usar esse tipo de baldes de lixo há cerca de 3 anos atrás, parece – nos uma fotografia de uma outra pessoa parecida, e trabalhada em laboratório informático em nome da ex – Ministra. Existe aqui uma deslocação da verdade, se de facto, ela foi no domingo agradecer aos serviços da clínica Girassol pelo trabalho que foi realizado porque é que foi aos serviços de Cirurgia Geral e não aos Serviços de UCI? Uma outra mentira, a ex – Ministra da acção social nunca passou pelos serviços de cirurgia geral da Clínica Girassol, se de facto, foi para lá agradecer, deveria ter passado pelos serviços de Cuidados Intensivos e não pelos Serviços de Cirurgia Geral. A ex – Ministra passou pelos Serviços de Cuidados Intensivos até as últimas consequências, nunca passou pelos serviços de cirurgia, desde então, se fosse para agradecer pelos serviços prestados, deveria ter agradecido aos serviços de Cuidados Intensivos onde esteve internada desde o primeiro minuto até a hora em que eles apelam ter sido transferida. Desde então, não é verdade a informação de que a ex – Ministra da Acção Social tenha passado na Clínica Girassol para agradecer os serviços que lhe foram prestados pela Clínica. Deveria passar nos serviços de Cuidados Intensivos que correspondem aos serviços que se dedicaram em tratar da sua saúde até as últimas consequências.

Pessoas (diz respeito as pessoas que se encontram dentro da fotografia):

As pessoas que se encontram dentro da fotografia não são reais, vejamos, na fotografia está a senhora Elsa Marisa a pegar flores dadas pela sujeita, desde logo, a senhora Elsa Marisa está em representação da chefe de serviço da clínica cirúrgica, recordemos, a senhora Elsa Marisa já não é enfermeira chefe da Clínica Cirúrgica, actualmente, ela comanda a Clínica Médica, não é verdade que ela esteja em nome da Chefe para receber flores dadas pela sujeita, porque ela já não preside a direcção de enfermagem deste Serviço. O Dr. Artur aparece em nome do Médico Chefe de Serviço da Cirurgia Geral, recordemos, actualmente o médico Chefe de Serviço da Cirurgia Geral não é mais o Dr. Artur, o Dr. Artur está na reforma e já não trabalha na Clínica Girassol, actualmente, o Dr. Mateus preside o lugar de Chefe de Serviço da Clínica Cirúrgica que era presidido pela Dr.ª Elsa. O Dr. Júlio, actualmente já não está na Clínica Girassol, encontrou – se recentemente na pasta de Director Nacional da Junta médica, mais tarde terá sido eleito para o cargo de Director Geral do Hospital Geral do Quando Cubango. No que diz respeito as pessoas presentes, ontem, no dia do domingo na fotografia, não há verdade nesse cenário.

Coerência (diz respeito ao tipo de juízo feito para dar prova de vida sobre alguém):

No âmbito do tipo de juízo realizado para provar as condições de saúde da ex – Ministra, encontram – se com bastante falta de coerência. Não se prova a existência de alguém com fotografias, prova – se com vídeo. O que os nossos sentidos não apalpam, então não existe. Até vídeo hoje podem ser forjados, enquanto mais fotografias? As pessoas hoje podem pegar um vídeo antigo e dizê – lo que é novo, até podem alterar as palavras e manter a voz, hoje, a informática é capaz de tudo. Mas inventar uma verdade tão obscura quanto essa, até um bebê não acreditaria, concluímos que essa fotografia foi trabalhada no Chinês para ludibriar os menos esclarecidos sobre o assunto, e aqueles que acreditam na mentiram e a transformam em verdade. Só será verdadeira a informação quando porem a circular vídeos em torno da ex – Ministra, enquanto isso não acontecer, então toda informação posta a circular sobre ela não passará de uma invenção enganosa. Portanto, para pôr fim a esse alarido todo, há que fazer um vídeo em torno da ex – Ministra da Acção Social, e, pô – la a justificar onde ela se encontra, o vídeo, será a única prova de vida de que de facto, ela, ainda está entre nós. Caso contrário, tudo quanto for levantado em torno dessa figura não passará de uma notícia completamente falsa, inventada pelo laboratório Sacatindi e pelo Xé agora aguenta com único objectivo de procurar likes e partilhas. Cujo intuito visa ludibriar os homens sedentos de informação e menos esclarecidos.

Não há verdade no que diz respeito ao estado de saúde e localização da ex – Ministra da Acção Social Vitória.

Bem – haja!

João Hungulo: Mestre em filosofia & pesquisador.

NB: Este artigo é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam a opinião deste site AO24

Rate this item
(0 votes)

Log in or Sign up