O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, denunciou a ocupação ilegal de fazendas nas províncias do Cunene e do Cuando por empresários de países vizinhos, assegurando, no entanto, que o Governo angolano está a travar esta tendência.
Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defende a presença de observadores da União Europeia nas eleições angolanas e reafirma que será candidato em 2027, pedindo transparência e pluralidade no processo.
A implementação do Sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS) constitui uma das tarefas prementes dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cuja efectivação por parte dos bancos comerciais que operam no país vai permitir que o Kwanza seja aceite como moeda de pagamento na região, disse, quinta-feira, em Cabinda, o governador do BNA.
Organizações dizem que a lei agora aprovada permite ao Governo extinguir ou suspender de forma administrativa as ONGs, o que, defendem, viola não só o n.º 1 do art.º 48 da Constituição, bem como o artigo 182.º do Código Civil angolano e o artigo 37.º da Lei das Associações.
O presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), na oposição, disse hoje à Lusa que vai apresentar um pacto de transição a ser aplicado depois das eleições do próximo ano.
Do petrodólar aos sistemas alternativos: dólar abaixo de 40% das reservas globais, ouro supera euro, iene e libra, BRICS testam Unidade, BRICS Pay e CIPS enquanto US$ 1,5 trilhão em gastos militares expõem a restrição estrutural da hegemonia financeira.
O opositor guineense Domingos Simões Pereira, que se encontrava detido há mais de 60 dias por militares, foi libertado hoje e já se encontra na sua residência em Bissau, disseram à Lusa fontes familiares do político.
Pelo menos seis mil novos profissionais de saúde em Angola devem ingressar no setor através de um concurso público que será lançado em fevereiro, anunciou hoje a ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta.
Segundo a Lei n.º 9/95, de 15 de setembro, o sistema económico e social do país assenta na coexistência dos diversos tipos de propriedade: pública, privada, cooperativa e familiar. Dentro da propriedade pública, assumem particular importância as formas empresariais de intervenção do Estado na economia.
O Ministério das Relações Exteriores da África do Sul ordenou hoje que o encarregado de negócios da Embaixada de Israel na África do Sul, o mais alto diplomata em Pretória, deixasse o país em 72 horas.