Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 13 Dezembro 2017 20:44

BNA revela existência de 30 biliões de dólares do país no exterior

Pelo menos 30 bilhões de dólares norte-americanos pertencentes a Angola estão depositados no exterior em bancos comerciais correspondentes, revelou nesta quarta-feira, em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

Metade deste dinheiro (15 bilhões de dólares), explicou, são depósitos de bancos comerciais e instituições financeiras angolanas junto dos seus correspondentes no exterior, com base em dados da balança de pagamento compilados pelo Banco Internacional de Settlements (BIS).

Outra metade, segundo o governador, que falava à margem do encerramento do seminário sobre o combate à corrupção, nepotismo e branqueamento de capitais, promovido pelo MPLA, corresponde aos depósitos de entidades não financeiras, como o Tesouro Nacional, Fundo Soberano de Angola, empresas públicas e particulares.

Perante este cenário, referiu, o BNA vai redobrar a vigilância e aplicar de forma eficaz a legislação que evita a fuga e branqueamento de capitais para o estrangeiro.

No acto de encerramento do seminário, o Vice-presidente do MPLA e Presidente da República, João Lourenço, pediu aos angolanos com fortunas no exterior a repatriarem este capital a partir do início do próximo ano, a fim de investirem no país, sob pena de verem o dinheiro confiscado para o Estado angolano.

Rate this item
(0 votes)