Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Sábado, 18 Novembro 2017 18:20

A oposição nunca esteve preparada com um após Zedu

Durante muito tempo um segmento da sociedade civil e a própria oposição estava tão convicto de dois possíveis cenários no país: A "eternização" do poder da parte do Zedu, ou a sucessão do Zedu por um dos seus filhos. E nestes dois cenários a oposição entendia que num frente a frente nos próximos pleitos daria um KO ao MPLA.

Por Manuel Tandu

 Mas se esses dois cenários que a oposição prévia fossem reais, a oposição ganharia muito com isso... Não passava pela cabeça da própria oposição um cenário diferente daquele que previa, pois se apegava na realidade da africana, onde há lideres que se eternizaram no poder e levaram a ruína os seus partidos políticos ou que foram sucedidos pelos seus filhos. Pois essa é uma realidade das lideranças de África.

E a base dessa realidade Africana, a oposição estava convicta que em Angola, que o Zedu não fugiria da regra. Quer dizer, para a oposição só estes dois cenários eram possíveis. Logo com a entrada em cena do JL na qualidade de candidato do MPLA à presidente da República, foi uma surpresa porque não contavam com isso, não passava das suas cabeças...

Mas depois os estratega da oposição enunciaram a tese de carro e motorista, para os mesmos o carro representava o MPLA e o motorista o actual PR JL. Com essa nova tese propalaram que o JL não faria nada de melhor, pois era só motorista, e que o carro que iria conduzir não permitiria que ele fizesse manobras, mudança de caminho, que não mudasse os filtros, que não fizesse a manutenção, que não freasse, que não mudasse a musica, que não mudasse trocasse de pneus, que não... Quer dizer, nessa nova tese da oposição, propalou que o JL não mudaria nada, o sistema continuaria a funcionar da mesma forma... pois no entender dos mesmos o JL seria uma mera marionete do sistema...

Entretanto a própria sociedade civil pró oposição e a própria oposição estavam tão errada, pois quando o JL como candidato à presidente da República, quando fala de combate impunidade, a corrupção, de pôr o sal na gasosa, de fazer reformas profundas no país, de corrigir o que está mal e melhorar o que está bem. Esses temas eram indicadores de mudança dos modus operandi.

Alias, Manguxi governou o país num determinado contexto, Zedu governou o país num determinado contexto, ora tanto o contexto que Manguxi governou o país, como o contexto que Zedu governou o país, se diferem do contexto actual do país.

Logo se Zedu se adequou ao contexto do país… e não foi um continuador… claro que JL teria que se adequar ao contexto actual do país, e não podia ser um continuador do seu antecessor… pois o seu antecessor também não foi um continuador… pois o contexto exigia reformas, e fez reformas… logo o JL ao se adequar ao contexto actual do país, teria que fazer reformas, pois o contexto exige reformas.

Mas os tios, as tias, e os jovens afectos a oposição e uma parte da sociedade civil, não fizeram uma leitura correcta dos sinais do tempo… e responderam as pretensões do JL do seguinte modo: "Não terá 'fôlego' pra tirar isso do papel!". Já qualidade de Presidente da República, o mesmo fez um discurso na sessão de abertura da IV legislatura assembleia Nacional, que considerei um mega "bomba"… num debate na TV Zimbo, após deste discurso do PR JL na assembleia Nacional, o deputado David Mendes disse: " onde, foi buscar esse 'fôlego'... ". Quer dizer, o discurso foi tão profundo que deixou até o próprio renomado Advogado David Mendes boquiaberto! Quer dizer, uma parte da sociedade civil e toda oposição não contavam que o PR JL poderia ser um reformador, foram apanhados de surpresa, foi um susto!

A oposição cometeu um erro crasso em não se preparar, num após Zedu, por não considerar um possível pós Zedu, e depois por olhar o PR JL com um continuador ou uma sombra do… e não como um reformista. Ora quando MPLA, fala de corrigir o que está mal e melhorar o que está bem, depois coloca em campo um outro capitão de equipa, claramente que este capitão a sua missão não era de ser um continuador, de ser uma sombra… mas sim de reformar. Pois o melhorar o que está bem e o corrigir o que está mal, se assenta na reforma, pois corrigir e melhorar é reformar.

Agora como a oposição nunca esteve preparada num pós Zedu, a consequência imediata desta imprudência, é que só nesses quarenta dias da governação do PR JL em função das reformas que ele tem implementado, a oposição está perdendo o seu eleitorado, e quanto mais reformas forem feitas, quanto mais a oposição continuara a perder o eleitorado que nele votou, e com o andar da carruagem em função destas reformas e dos efeitos positivos que terão na vida do cidadão. A oposição no próximo pleito terá surpresa desagradável, terá resultados com sabor amargo. Pois a oposição defendeu e difundiu a tese de que o PR JL era um continuador… mas as medidas que já foram materializados pelo PR JL refutam essa tese da oposição e prova claramente que o PR JL é de facto um reformador.

Rate this item
(0 votes)