A Suíça recusa devolver 900 milhões de dólares a Angola, apesar de decisão judicial. Em entrevista à DW, o jurista Rui Verde explica o impasse e por que a pressão política pode ser a única saída.
O Tribunal da Comarca de Luanda (TCL) condenou, está sexta-feira, 48 cidadãos chineses e dois vietnamitas a penas de um a quatro anos de prisão efectiva, seguidas de expulsão do território nacional, por envolvimento numa rede criminosa dedicada à exploração ilícita de jogos online.
A associação Omunga considera que a situação dos direitos humanos em Angola “continua crítica”, mostrando surpresa com a eleição do país para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, que atribui sobretudo a uma vitória da diplomacia.
O comandante da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), Guilherme Samunga Tchipa “Piquina”, foi recentemente constituído arguido pelo Ministério Público, acusado de tráfico de influência pelo seu envolvimento na venda de bens móveis e imóveis oriundos de uma herança, cuja partilha está actualmente em litígio no Tribunal de Comarca do Lubango, capital da província da Huíla, entre os herdeiros.
No limiar das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), por meio da Comissão Episcopal de Justiça, Paz e Integridade da Criação, realizará nos dias 6 e 7 de novembro próximo, em Luanda, o tão aguardado Congresso Nacional da Reconciliação. O evento, que ocorre sob o lema: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5), promete ser um marco importante na história recente do país.
Cerca de 35 mil habitações, subdivididas em centralidades, urbanizações e projectos de habitação social, foram construídas, no país, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.
Um grupo de cidadãos da sociedade civil angolana está a organizar uma “vigília pela libertação dos presos políticos”, prevista para sexta-feira, na província de Luanda, disse à Lusa fonte ligada à organização.