Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us
Sexta, 14 Setembro 2018 - Angola24Horas - Portal de Noticias Online

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva , garantiu que o funeral de Jonas Savimbi, fundador da UNITA, vai ser realizado no próximo ano. “Não será possível ainda este ano fazer o funeral do presidente Jonas Savimbi, porque há questões que têm de ser agilizadas e por isso , estamos a olhar para um período para além do fim do ano” , disse.

Published in Em Cima da Hora

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira, em Luanda, com o Presidente da República angolano, João Lourenço, encontro que acontecerá no segundo e último dia da sua visita oficial a Angola.

Published in Politica

O Presidente angolano, João Lourenço, homenageou hoje o general Arlindo Chenda Pena "Ben Ben", desejando que "os seus restos mortais descansem em paz na terra que o viu nascer e pela qual pugnou em nome da reconciliação".

Published in Politica
Sexta, 14 Setembro 2018 16:36

"Caso BESA: Chamem a PGR... e os deputados"

A entrevista de Álvaro Sobrinho à TPA trouxe de novo a questão da falência do ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA) para o primeiro plano da actualidade. O antigo presidente-executivo disse que a falência do BESA foi uma "decisão política" ao que "os accionistas" responderam que estava a mentir.

Carlos Rosado de Carvalho

Não sei quem falta à verdade, mas sei que a culpa do que aconteceu do BESA não pode morrer solteira. A presunção da inocência impede-me de indicar culpados. Mas não faltam suspeitos, desde os gestores aos accionistas, passando pelos supervisores.

A administração de uma empresa é responsável pela sua gestão. As demonstrações financeiras do BESA desde a sua fundação até 2012 foram da responsabilidade de Álvaro Sobrinho.

Álvaro Sobrinho liderou o BESA por opção dos accionistas do BESA, a quem o BNA confiou a licença bancária. Por isso também são responsáveis. Acresce que existem indícios que em algumas das operações que conduziram o banco à falência podem estar envolvidos alguns accionistas ou entidades a eles ligadas.

De acordo com a lei, o BNA não só é obrigado a verificar a idoneidade dos accionistas, dos órgãos de gestão e fiscalização dos bancos, como também lhe cabe acompanhar a actividade das instituições bancárias.

É minha convicção que entre órgãos de administração e fiscalização, accionistas e entidades supervisoras não há "inocentes" no caso BESA. Falta "apenas" apurar o grau de responsabilidade de cada um.

Os únicos inocentes no caso BESA são os contribuintes angolanos, chamados a resgatar o banco com centenas de milhares de milhões de Kz.

Aquando da intervenção do BNA no BESA em Agosto de 2014, José Massano, o então governador do BNA que, por ironia do destino, é também o actual, disse que não previa "para já" a utilização de fundos públicos.

O resgate do BESA envolveu sim dinheiros públicos, no montante de 437,9 mil milhões Kz: 380,7 mil milhões Kz através do Grupo Ensa, que comprou activos "tóxicos" do BESA nesse mesmo montante, e 57,2 mil milhões Kz via Sonangol. A petrolífera pagou 28,4 mil milhões Kz na aquisição de uma participação de 39,4% no BESA e emprestou 28,9 mil milhões Kz à Lektron e à Geni para ajudar estas a tornarem-se accionistas do banco.

O caso BESA tem contornos criminais e políticos. Além da inevitável investigação da parte da Procuradoria Geral da República, a Assembleia Nacional também deveria constitui uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Expansão 

Published in Opinião

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, que há um mês apresentou um caderno reivindicativo até à data sem resposta da entidade patronal, vai reunir-se no sábado para definir a data da realização da assembleia dos trabalhadores.

Published in Sociedade

Angola obteve um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,581, que coloca o país na categoria de "desenvolvimento médio", no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com dados relativos a 2017.

Published in Sociedade

O Governo angolano decidiu, hoje, pôr fim ao Programa Angola Investe que, nos últimos quatro anos, concedeu, através da banca comercial, 120 mil milhões de kwanzas (361,5 milhões de euros) para financiar 515 projetos.

Published in Economia

O Jornalista correspondente da France Press em Angola, Daniel Frederico também conhecido por “Jonas Pensador” foi intimado pela Administração do Distrito Urbano da Vila Flor em Viana a pagar uma multa no valor de 550 000 Kz, ( 2.750 Euros) por este ter orientado a escavação de buracos para sapatas para construção da residencia oficial do Delegado e da Delegação daquele orgão internacional em Angola .

Published in Em Cima da Hora

A China vai abrir uma nova linha de crédito no montante de 11 bilhões de dólares a favor de Angola, ao abrigo de um acordo a ser assinado no decurso da visita oficial à China do Presidente João Lourenço, informou o África Monitor.

Published in Politica

O Procurador-Geral da República angolana admitiu hoje a possibilidade de investigação das denúncias tornadas públicas pelo ex-presidente da comissão executiva do Banco Espírito Santo Angola (BESA), salientando que, contudo, precisa de mais elementos.

Published in Sociedade
Página 1 de 2