Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 20 Dezembro 2017 09:31

Facebook vai alertar se alguém usar sua imagem como foto de perfil

Facebook vai enviar notificação quando alguém postar uma foto sua. Facebook vai enviar notificação quando alguém postar uma foto sua.

Rede social anunciou melhorias no sistema de reconhecimento facial da plataforma; usuários poderão escolher se querem que o recurso fique ativado.

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 19, que está adotando novas ferramentas com tecnologia de reconhecimento facial para ajudar seus usuários a administrarem melhor sua privacidade na rede. A ideia é que os usuários recebam notificações quando alguém postar fotos suas na rede, mesmo que eles não tenham sido marcados.. Além disso, a empresa lançou uma nova ferramenta para que as pessoas com deficiência visual possam saber quais pessoas estão nas fotos que aparecem no feed do Facebook.

A partir de agora, quando alguém postar uma foto de um usuário que tenha o recurso de reconhecimento facial ativado, o Facebook vai enviar uma notificação para a pessoa, mesmo que ela não tenha sido marcada no registro. Com isso, a pessoa poderá se marcar, desmarcar ou contatar o usuário que postou e pedir pela remoção da imagem. A função só funcionará, no entanto, se a foto estiver visível para o usuário retratado na imagem, já que o Facebook permite que as publicações sejam direcionadas para públicos específicos dentro da rede.

Outro recurso advindo das melhorias no reconhecimento facial é a possibilidade de o usuário ser alertado quando um terceiro usar uma foto sua como foto de perfil. Segundo escreveu Joaquin Quiñonero Candela, diretor de aprendizado de máquina do Facebook, a rede social está adotando este recurso para prevenir que pessoas se passem por outras dentro da plataforma.

A rede social também está fazendo melhorias na sua ferramenta de acessibilidade. Há dois anos, o Facebook utiliza uma ferramenta de texto que descreve as imagens do Feed de Notícias para pessoas com deficiência visual. Com o reconhecimento facial, agora será possível que a ferramenta de leitura de tela fale quem são as pessoas retratadas nas imagens, mesmo quando elas não estiverem marcadas na publicação.

Tecnologia. O Facebook desenvolveu uma tecnologia de análise de pixels das fotografias. Com base nas fotos em que o usuário é marcado, é criado uma sequência numérica chamada de template. Quando vídeos e fotos novos são publicados no sistema, a rede social compara as imagens com os templates prévios para identificar os usuários.

Contudo, o Facebook garante que as pessoas poderam escolher se o sistema poderá ou não reconhecê-las nas fotografias. Nas configurações, haverá um botão único de “ativado/desativado” indicando o recurso de reconhecimento facial. G1

Rate this item
(0 votes)
Last modified on Quarta, 20 Dezembro 2017 09:42