Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Quinta, 14 Dezembro 2017 18:41

Angola vai começar a encerrar em 2018 representações diplomáticas

Uma movimentação de embaixadores está na forja e deverá ser acompanhada do encerramento de algumas embaixadas de Angola, num processo que se enquadra na reestruturação do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).

Para fazer face ao encerramento de algumas representações diplomáticas, que deve acontecer no princípio do próximo ano, o Mirex vai implementar o modelo de representação regional.

Trata-se de um modelo em que o país se fará representar a nível das diversas regiões por uma embaixada, e não por várias como era habitual.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, essa mudança se deve ao facto do país enfrentar dificuldades financeiras, o que impossibilita manter um número elevado de embaixadas.

“Não podemos manter embaixadas e consulados com o pessoal a passar dificuldades”, declarou nesta quinta-feira à Rádio Nacional de Angola.

Em relação ao inquérito instaurado aos sectores consular e dos recursos humanos, Manuel Augusto acredita que as conclusões devem sair nos próximos dias, o que vai permitir tomar as medidas que se afigurarem adequadas.

Compete ao Ministério das Relações Exteriores propor os princípios estratégicos da política externa e as bases gerais para o estabelecimento e desenvolvimento das relações de cooperação económica, técnico-científica e cultural.

O Ministério das Relações Exteriores coordena a acção dos organismos do Estado na esfera internacional, apreciando a sua oportunidade política e assegura a representação nacional junto de outros Estados e organizações internacionais.

É atribuição do Mirex defender os interesses de Angola e proteger os direitos dos seus cidadãos no exterior. (Angop)

Rate this item
(0 votes)