Print this page
Segunda, 11 Dezembro 2017 11:48

BNA faz décimo "aperto" da política monetária desde o início da crise

Em cerca de três anos, a principal taxa directora do banco central, a "Taxa BNA", passou de 8,75% para 16%, sendo que a subida da semana passada foi o maior aumento desde o último trimestre de 2011. O objectivo é reverter o processo inflacionista que o País atravessa.

O Comité de Política Monetária (CPM) aumentou, no dia 1 de Dezembro, a Taxa Básica de juro do Banco Nacional de Angola (BNA) de 16% para 18%, operando ao décimo" aperto" da política monetária desde o início da crise, em 2014. O BNA "aperta", por um lado, com o aumento da Taxa BNA, mas "desaperta" com duas alterações uma na constituição das reservas obrigatórias em moeda nacional e outra na compra de divisas.

O banco central não determina as taxas de juro dos bancos comerciais, mas pode influenciá-las, através, precisamente, da taxa Básica, também conhecida por "Taxa BNA", que serve de referência ao mercado interbancário, sendo que ele é aquele onde os bancos que têm excesso de liquidez emprestam dinheiro aos bancos que precisam de liquidez. Estas trocas de liquidez fazem-se a uma taxa de juro chamada LUIBOR, acrónimo inglês de taxa interbancária de oferta de fundos do mercado de Luanda. Se a taxa básica serve de referência às taxas LUIBOR, estas servem de referência às taxas de juro de crédito a clientes.

Quando as empresas e as famílias vão ao banco pedir dinheiro, ele cobra-lhes uma taxa LUIBOR, acrescida de uma margem, que depende do risco. Cronologicamente, quando o CPM sobe a "Taxa BNA", esse aumento contagia a LUIBOR, que, por sua vez, faz subir as taxas a que os bancos emprestam dinheiro aos clientes. No caso presente a subida da Taxa BNA visa reverter o actual "processo inflacionista" que o País atravessa. A taxa de inflação mensal duplicou nos últimos dois meses para 3% em Outubro. Expansao

Rate this item
(0 votes)

Latest from Angola 24 Horas

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.