Menu
RSS

BP do MPLA dá um KO a tão propalada batalha interna?

BP do MPLA dá um KO a tão propalada batalha interna?

Durante esse período ainda curtíssimo do novo governo liderado pelo PR João Lourenço (JL). Em função das medidas e na constituição da sua equipe de trabalho... houve correntes de opinião que aplaudiram e há os que entendiam que era um biló do PR JL contra o próprio M...

Por Manuel Tandu

E a impressão que a sociedade ficou com ela, em função do parecer de muitos analistas. É que estavam a emergir dois blocos no seio dos camaradas: os prós e os contras… Um grupo de analistas entendiam que muitos "descontentes" estavam entrincheirados no Bureau Político (BP), até foram mais longe, quando chegaram a concluir, que a destituição do PR JL era um dado adquirido... até já apontavam datas da efectivação disso.

Outros analistas entendiam que o PR JL estava jogando contra o seu próprio partido político. Uns até chegaram de dizer que o ex-PR José Eduardo dos Santos e PR João Lourenço (JL) estavam de costas virados... Uns acabaram por denominar o PR JL de um revú, acabando por confundir totalmente o ser revú do ser um reformador... O MPLA ao entender que tinha que corrigir o que está mal e melhorar o que está bem. Nessa pretensão, ele passa duas mensagens importantes: A mea culpa e o fazer diferente e melhor.

Na mea culpa ele diz que nem tudo foi um mar de rosas, pois houve iniciativas ou medidas improducedentes, houve falhas, houve retrocessos... Quer dizer, assume as culpas que lhe cabem, se apegando na máxima de que "só não erra quem não trabalha". No fazer diferente e melhor, ele anuncia ou ele passa a mensagem de que irá fazer reformas no país, de modo que ela possa ser um lugar mais melhor pra todos. Por isso antes da sua tomada de posse o PR JL, já se assumia como um reformador, pois o MPLA ao anunciar de que corrigiria e melhoraria, claramente que não colocaria como capital da equipa, um jogador com a missão de ser um continuador, pois o contexto exigia reformas, por isso coloca como capitão da equipa, um jogador com a missão de fazer reformas… um reformador.

E o PR JL tem trilhado esse caminho. Ao tomar medidas primeiramente para que a economia de mercado seja mais evidente... pois a monopolização do mercado, acabava por asfixiar a própria economia de mercado. E ao tomar essas medidas não combate pessoas, mas está cumprindo com as promessas eleitorais… E muitos acabaram por concluir erradamente de que o PR JL estava combater pessoas, pois não chegaram a entender do porquê o próprio MPLA na pessoa do seu candidato assumiu o compromisso perante o povo de corrigir e melhorar.

E não se corrigi e nem se melhora se tendo o mesmo onze inicial, se tendo a mesma filosofia de jogo, se tendo as mesmas tácticas, jogando sempre num quatro, quatro e dois... mas fazendo uma reestruturação, fazendo mais melhor e diferente, reformar... E o BP ao emitir um comunicado onde exorta os militantes do MPLA a apoiar o Presidente da República, João Lourenço, e o seu executivo, na "ingente tarefa de melhorar o que está bem e corrigir o que está mal" em Angola. 

Primeiramente esse comunicado, dá um ko as alegações que foram propaladas a qual apontavam que este órgão, tinha uma visão crítica do exercício do poder por parte do PR João Lourenço. Em outras palavras, esse comunicado derruba as alegações que foram veiculadas no mundo virtual, de que este órgão pretendia dar uma rasteira ao PR JL. Alias, essas alegações não tinham uma base de sustentação, pois como o PR JL esta tendo sucesso, esse sucesso tem um reflexo no próprio MPLA. Esse apoio popular, implica dizer, mais eleitores que estão passando a ser rever no MPLA, é mais votos.

Então se PR JL com esse apoio popular esta fazendo com o MPLA tenha mais eleitores pró MPLA. Não tem nenhuma lógica, o argumento de que BP pretendia dar uma rasteira ao PR JL. Pois com esse o andar da carruagem, a oposição esta perdendo terreno, e o MPLA está a reconquistar e a conquistar terreno… então como o BP podia se opuser numa pessoa que com o andar da carruagem fará com que no próximo pleito o MPLA primeiro mantenha o poder e tenha uma percentagem superior a das eleições gerais deste ano?

Depois manda uma mensagem muito forte a aqueles que eventualmente tinham ou que usaram a hasta pública no sentido de chamar atenção ao PR JL, para que freasse o corrigir e o melhorar... Para que obedeçam a disciplina partidária, pois o PR JL é a escolha do MPLA e do povo Angolano para fazer reformas no país. De modo que ela se torne um lugar mais melhor para se viver. Depois manda uma mensagem a sociedade em geral de que o BP não está contra o PR JL e nem está contra a materialização do corrigir e do melhorar... Pois essas medidas que estão sendo implementando por ele, fazem parte do programa do MPLA.

Aliás só se pode materializar "o mais importante é resolver os problemas do povo", "se corrigindo o que está mal e se melhorando o que está bem".

Modificado emsexta, 08 dezembro 2017 21:03

Mídia

voltar ao topo
SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

Os homens envolvidos na morte da ex-apresentadora da Televisão Pública de Angola...

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve