Menu
RSS

Isabel dos Santos ameaça processar a Voz da América

Isabel dos Santos ameaça processar a Voz da América

Isabel dos Santos alega ter sido objecto de falsas informações numa matéria da estação emissora norte-americana na qual ela é acusada de fuga ao fisco a coberto da Cruz Vermelha de Angola

A empresária Isabel dos Santos anunciou terça-feira, 05, através das redes sociais, a abertura de um procedimento judicial contra a estação radiofónica norte-americana Voz da América.

“Foi instaurado hoje (5/12/17) um processo contra a Voz da América por publicação de artigo falso de alegações sobre Isabel Dos Santos #difamação #VOA”, diz a curta nota que ela escreveu no seu Instagram.

Isabel dos Santos não dá detalhe algum sobre o motivo do processo contra a Voz da América. Mas é quase certo que ele é indissociável de uma matéria que aquela estação de rádio publicou no dia anterior em que ela é acusada de fugir ao fisco encobrindo-se por detrás da Cruz Vermelha de Angola.

Sob o título “Isabel dos Santos acusada de fuga ao fisco através da Cruz Vermelha de Angola”, a Voz da América noticiou que está aberto na Direcção Nacional da Polícia Económica um processo assente em suspeitas de que Isabel dos Santos terá usado a Cruz Vermelha de Angola, de que é presidente, para adquirir meios como viaturas, material informático e geradores para a Unitel, sua empresa.

A Cruz Vermelha de Angola é uma instituição filantrópica que beneficia de isenção fiscal.

“Trata-se do processo nº 269, ao abrigo do qual a Polícia Económica solicitou que as 18 delegações provinciais da Cruz Vermelha apresentassem um inventário dos bens - móveis e imóveis - que possuem, conforme indicam documentos em posse da VOA”, pormenoriza a estação.

Segundo as fontes da VOA, as informações solicitadas às 18 delegações “permitirão confrontar com o que chegou ao país em nome da CVA entre 2009 e 2016”.

De acordo com a rádio estado-unidense, a importação de equipamentos por parte da Unitel usando como escudo a Cruz Vermelha de Angola pode ter lesado os cofres públicos em mais de 30 milhões de dólares.

Bilionária, Isabel dos Santos é presidente de uma instituição que não remunera os seus funcionários há mais de 10 meses. A suspeita de que usou a CVA para furtar-se às obrigações fiscais sugere que era exactamente com esse pensamento que ela se alcandorou à liderança dessa instituição filantrópica.

Em países como os Estados Unidos a fuga ao fisco constitui uma infracção muito grave, geralmente sancionada com coimas elevadíssimas ou a privação de liberdade. Na Europa temos visto o "meio-campo" a que têm sido sujeitos pelas autoridades celebridades desportivas como Leonel Messi, Cristiano Ronaldo, entre outras.

De modo que se a nossa "Ex-Princesa" tiver realmente incorrido na fuga ao fisco, então deverá ser chamada a pedra, cumprindo-se a promessa do novo PR quando afirmou que ninguém é muito forte para furtar-se ao cumprimento da justiça. CA

Modificado emquarta, 06 dezembro 2017 17:13

Mídia

voltar ao topo
SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

Os homens envolvidos na morte da ex-apresentadora da Televisão Pública de Angola...

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve