Quinta, 28 de Março de 2024
Follow Us

Terça, 05 Dezembro 2017 23:19

João Lourenço movimenta embaixadores e deixa reticências no ar...

Georges Chicoty vai para Bruxelas, José Luís de Matos para Madrid e Syanga Abílio para Paris

Na primeira movimentação a nível da diplomacia, o Presidente da República não dá mostras de cortar com o hábito de fazer das embaixadas o vale dos caídos, ou o “exílio” para os políticos eventualmente caídos em desgraça. João Lourenço vai enviar dois membros do anterior Governo, escolhidos de fora do quadro e carreira diplomática, para duas importantes embaixadas no Ocidente.

José Luís de Matos, antigo ministro da Comunicação Social será o novo embaixador de Angola acreditado em Madrid, Espanha, enquanto o ex-secretário de Estado do Ambiente Syanga Abílio vai para capital francesa, Paris. Luís de Matos e Syanga Abílio substituem respectivamente Victor Lima e Miguel da Costa.

Já entre os diplomatas de carreira está o antigo ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoty, que vai para Bruxelas, Bélgica. Ao contrário do que muitos vinham cogitando, Chicoty falha o poiso em Nova Iorque como representante de Angola nas Nações Unidas.

Outros diplomatas contemplados nesta primeira fornada de movimentações de embaixadores estão Margarida Izata, que vai para Genebra, Suíça, e Carlos Alberto Fonseca, que substituirá José Marcos Barrica na capital portuguesa, Lisboa. CA

Rate this item
(0 votes)