Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Segunda, 27 Novembro 2017 11:52

SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

Os homens envolvidos na morte da ex-apresentadora da Televisão Pública de Angola (TPA), Beatriz Fernandes e Jomance Muxito, ocorrido no mês de Outubro, confessaram que cometeram os assassinatos sob efeito de drogas (liamba) com intuito de roubar a viatura.

Apresentados hoje, segunda-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, os cinco homens, um angolano e quatro estrangeiros, disseram que envolveram-se no assalto quando tiveram conhecimento de que a viatura das vítimas estava avaliada em mais de 80 mil dólares americanos.

Segundo um dos integrantes do grupo, para a realização do crime foi enviada uma fotografia do automóvel, via whatsAp, para outro integrantes da rede na RDC, de onde recebeu a resposta de que valia mais de 80 mil dólares, preparando-se então o assassinato. 

Foram apresentados à imprensa Ambrósio Miguel Mboma, do Congo Brazaville, o angolano  Marciano Pedro Eduardo “Gui”,  Ndeku Nzinga, Lando Bicokisila “Lady” e Makalo Lubanza “Amissi” da Republica do Congo Democrático (RDC) com idades entre os 25 e 52 anos.

Em declarações à Imprensa, o director provincial do SIC, subcomissário Amaro Neto, disse que dados preliminares apontam como o motivo do crime o roubo qualificado da viatura em que seguiam as vítimas e a extorsão de valores monetários através de saques no multicaixa.   

O rapto ocorreu por volta das 20 horas do dia 25 de Outubro na avenida Deolinda Rodrigues quando os supostos criminosos, que se faziam transportar por uma viatura, visualizaram o automóvel em que seguiam as vítimas, e no sentido de se apoderarem  do carro embateram propositadamente contra o transporte de Beatriz. 

Acto continuo o condutor parou  para ver os danos causado pelo embate, de seguida os meliantes desceram e sob ameaça de morte fizeram de refém a vítima ( sem que soubessem da presença da senhora e das duas crianças).

De acordo com responsável, os meliantes de seguida rumaram para o KM-30, no município de Viana, tendo antes parado em uma agência bancária na Avenida Fidel  Castro onde fizeram o levantamento, com dois cartões multicaixa da senhora, de cem   mil, sendo 50 mil kwanzas em cada.

No meio de uma mata fechada, prosseguiu, colocaram as duas vítimas de joelho e depois de maus tratos efectuaram cinco disparos a queima-roupa,  dos quais dois na senhora e três no homem.

 “ Os dois filhos da senhora presenciaram os maus tratos, bem como as mortes e posteriormente foram abandonados na Avenida Fidel Castro”, relatou.

Os supostos criminosos começaram a ser detidos, três dias depois, quando circulavam com a viatura nos arredores do distrito urbano do Kilamba-Kiaxi e no bairro Cassequel do Buraco, na Maianga.

Questionado sobre a suposta existência de algum mandante do crime, o oficial superior  da corporação disse que, até ao momento, não existem suspeitas para este caminho, mas as investigações continuam no sentido do esclarecimento total do delito e a detenção de outros possíveis implicados.

Rate this item
(0 votes)