Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Terça, 21 Novembro 2017 16:28

Robert Mugabe renuncia à presidência do Zimbábue após 37 anos no poder

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21), indicou o presidente do Parlamento Jacob Mudenda. Em sua carta de renúncia, segundo a agência Reuters, Mugabe, que ficou no poder por 37 anos, disse que a sua decisão de deixar o poder é voluntária.

"Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato. Eu renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila", afirmou o presidente de 93 anos na carta.

Na segunda-feira (20), o prazo dado pelo seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica (Zanu-PF, na sigla em inglês), para Mugabe renunciar expirou e os parlamentares começaram a discutir nesta terça o processo de impeachment.

Após a entrega da carta, o processo de impeachment foi suspenso. Segundo a Reuters, a renúncia foi amplamente comemorada no parlamento.

Entenda a crise

A crise no Zimbábue começou no início da semana passada, quando militares informaram ter começado uma operação contra "criminosos" próximos ao presidente Robert Mugabe, tomando as ruas e assumindo o controle de prédios públicos e da TV estatal.

Isso aconteceu uma semana depois da queda do vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que começava despontar como possível sucessor de Mugabe (e agora assume seu lugar na liderança do partido).

Mnangagwa foi demitido por deslealdade e sua saída foi vista como uma estratégia para ascender a primeira-dama Grace Mugabe ao poder.

Mugabe e a esposa chegaram a ficar confinados em sua mansão de luxo, conhecida como "Blue Roof", por imposição dos militares. No sábado, um sobrinho do líder havia dito que ele estava "pronto para morrer pelo que é correto" e não tinha nenhuma intenção de deixar o poder.

O partido Zanu-PF estabeleceu um prazo, que terminou nesta segunda-feira, para que Mugabe deixasse o poder. Contrariando as expectativas, o presidente de 93 anos chegou a fazer um longo discurso na TV estatal ZBC (Zimbabwe Broadcasting Corporation), mas não anunciou a sua renúncia. Por isso, os parlamentares deram início ao processo de impeachment.

Rate this item
(0 votes)