Quinta, 28 de Março de 2024
Follow Us

Domingo, 19 Novembro 2017 14:45

Mugabe concorda em renunciar como presidente do Zimbábue, diz fonte

HARARE (Reuters) - Robert Mugabe concordou neste domingo em renunciar como presidente do Zimbábue horas depois de o partido governista ZANU-PF tê-lo removido da posição de líder após 37 anos no poder, disse uma fonte familiarizada com as negociações.

O ZANU-PF havia dado a Mugabe, de 93 anos, menos de 24 anos para renunciar ou enfrentaria impeachment, em uma tentativa de garantir um fim pacífico a seu mandato após um golpe de facto.

A fonte disse que o Exército do país estava trabalhando em um comunicado de renúncia para Mugabe, sem dar detalhes.

A emissora estatal ZBC afirmou que Mugabe falaria ao país em breve. Mais cedo neste domingo o jornal oficial Herald mostrou imagens dele se reunindo com generais em seus escritórios.

Mugabe, único líder que o país africano conheceu desde a independência do Reino Unido em 1980, foi substituído por Emmerson Mnangagwa, o vice que ele dispensou neste mês em uma ação que provocou a intervenção do Exército.

A esposa de Mugabe, Grace, que tinha ambição de suceder o marido, também foi expulsa do partido.

Falando antes da reunião do partido, o líder dos veteranos de guerra Chris Mutsvangwa disse que Mugabe estava ficando sem tempo para negociar sua saída e que deveria deixar o país enquanto podia.

Mnangagwa está agora na fila para comandar um governo de unidade interino pós-Mugabe que se focará em reconstruir laços com o resto do mundo e em estabilizar uma economia em queda livre.

Rate this item
(0 votes)