Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Sexta, 17 Novembro 2017 12:47

Mugabe faz primeira aparição pública após detenção

O Presidente do Zimbabwe fez um discurso numa universidade em Harare. É a primeira vez que o líder africano aparece em público depois da escalada de tensões políticas no país.

O ainda Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe fez uma aparição pública na manhã desta sexta-feira, a primeira desde que as forças militares tomaram o controlo do país na madrugada de quarta-feira. Mugabe falou durante uma cerimónia de graduação, numa universidade na capital Harare; segundo a Reuters, foi aplaudido pela plateia mas não fez qualquer declaração.

O Exército quer a saída imediata de Mugabe, Presidente do país africano há 27 anos, mas o nonagenário tem resistido ao exílio inevitável. Segundo a AFP, esta aparição pública é mais uma prova da sua teimosia em abandonar o cargo. 

Desde a madrugada de quarta-feira – quando o Exército do país ocupou a televisão estatal e fez várias detenções, naquilo que classificou como uma “transição [de poder] sem sangue” – que Mugabe se encontrava, “a salvo”, em prisão domiciliária. Apesar da azáfama das negociações entre o Exército e o líder do país, relacionadas com a sua sucessão, os militares negaram que se tratava de um golpe de Estado.

A cerimónia é uma tradição anual de Robert Mugabe. Envergando o traje académico, o líder de há quase quatro décadas oficializou a abertura da cerimónia e juntou-se aos estudantes enquanto se cantava o hino nacional. Cerca de duas horas depois, saiu da universidade sem prestar declarações.

Rate this item
(0 votes)