Sexta, 19 de Abril de 2024
Follow Us

Quarta, 01 Novembro 2017 16:02

Ministro das Finanças garante cumprimento de prazos para Orçamento de 2018

O ministro das Finanças de Angola garantiu hoje, em Luanda, que a preparação do Orçamento Geral de Estado (OGE) de 2018 está em curso e que o prazo definido pelo executivo para a sua submissão ao parlamento será cumprido.

Archer Mangueira falava à imprensa no final de um encontro que manteve hoje com o vice-presidente para África do Banco Mundial, Makhtar Diop, que chegou a Luanda na terça-feira para uma visita de trabalho.

O titular da pasta das Finanças de Angola indicou que foi aprovado em Conselho de Ministros um programa que prevê a apresentação, ao longo deste mês, em sessão do Conselho de Ministros, da proposta de OGE 2018.

"É um processo interativo com os diferentes setores, ainda estamos no âmbito do que a lei nos permite em ano eleitoral", referiu, reafirmando que "os prazos que foram definidos pelo executivo na sua primeira sessão vão ser cumpridos".

A Lei do Orçamento Geral do Estado angolano define, no seu artigo 24.º, que o Presidente da República deve remeter à Assembleia Nacional a proposta final de OGE, relativa ao exercício subsequente "até ao dia 31 de outubro", a qual deve ser votada, naquele órgão de soberania, até 15 de dezembro.

No entanto, uma adenda à lei, introduzida em 2012, permite o alargamento do período para apresentação da proposta até ao ano subsequente, em ano de eleições.

Esta alteração permite que a proposta seja levada ao parlamento angolano até 15 de dezembro e que a votação aconteça até 15 de fevereiro, neste caso de 2018.

Neste cenário, conforme determina a mesma lei, sem a votação de um novo Orçamento no parlamento, "reconduz-se o orçamento do ano anterior, até a sua aprovação final, vigorando as regras duodecimais sobre a gestão orçamental até a aprovação da nova proposta".

Angola realizou eleições gerais a 23 de agosto de 2017, elegendo João Lourenço como novo Presidente angolano, que sucede a 38 anos de liderança de José Eduardo dos Santos.

Rate this item
(0 votes)