Menu

É chegada a hora de Zédu abandonar a liderança do partido? As opiniões dividem-se

É chegada a hora de Zédu abandonar a liderança do partido? As opiniões dividem-se

São muitos os membros, militantes e simpatizantes do MPLA que entendem que é chegada a hora de José Eduardo dos Santos (JES) abandonar "definitivamente" a liderança do partido para "deixar João Lourenço trabalhar sem embargos". À lista juntam-se muitos analistas políticos. Mas a opinião não é unânime: há ainda muitos "camaradas" a defender que JES se mantenha à frente dos destinos do "M".

Ao Novo Jornal, o membro do MPLA Artur Santana Kiananga, disse esperar que durante a abertura da IV reunião ordinária do Comité Central do partido, José Eduardo dos Santos, anunciasse a realização de um congresso extraordinário ou a sua renúncia à presidência do partido.

"Haverá muita interferência na tomada de decisões por parte do Presidente da República, já que José Eduardo dos Santos continua a liderar o partido", concluiu.

Quem tem opinião diferente é o professor universitário António Marco Samuca. Segundo ele, a transição tem de ser feita de uma forma cautelosa, para não haver entraves no futuro.

"Está a ser uma transição pacífica, pois é preciso muita reflexão", resumiu.

O jurista Romão Sakamala reconheceu que no seio do MPLA há muitas há figuras que defendem a manutenção de José Eduardo dos Santos como presidente do partido.

"Internamente, a situação ainda não é boa. Não obstante o actual Presidente da República, João Lourenço, arrastar muita gente, José Eduardo dos Santos, também tem ainda muitos seguidores que querem que ele continue à frente dos destinos do partido" afirmou.

Na opinião do antigo combatente do MPLA, Pedo Moxi, não obstante a transição pacífica, o partido está a passar por momentos de "crispação interna".

"O camarada presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, já cumpriu a sua missão. Desde a sua juventude esteve sempre ao serviço do MPLA e do povo. É o momento ideal para descansar", aconselhou.

Para ele, o ex-Presidente da República deve "urgentemente" abdicar do cargo de dirigente do partido.

Um membro do Comité Central do MPLA, que não quis identificar-se, disse ao Novo Jornal Online estar neste momento em curso um debate sobre a sucessão na presidência do MPLA, para acabar com dois centros de poder.

"Existe já unanimidade de que José Eduardo dos Santos deve abandonar a presidência do mesmo e entregar a liderança a João Lourenço", frisou.

António Lutamano Pedro, da UNTA Confederação Sindical, diz serem os milionários angolanos os interessados na manutenção de José Eduardo dos Santos na presidência do partido.

"Estão aflitos (os endinheirados). Pensam que caso JES deixe a presidência do partido, terão enormes dificuldades para concretizar os seus negócios", defendeu.

O militante do MPLA, Cardoso Teixeira Kiala, elogiou o presidente do MPLA por tudo o que fez enquanto dirigiu o partido, mas considera que JES deve descansar para deixar o lugar a João Lourenço.

"O camarada presidente tem estatuto especial, penso que é o momento de repouso", sublinhou.

João Lourenço completará um mês, no dia 26, como Presidente da República de Angola. José Eduardo dos Santos é presidente do MPLA desde 1979. (NJ)

Mídia

voltar ao topo
Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve