Menu

Líder da oposição queniana informa diplomacia ocidentel sobre as eleições boicote às presidenciais

Líder da oposição queniana informa diplomacia ocidentel sobre as eleições boicote às presidenciais

O líder da oposição queniana, Raila Odinga, informou hoje diplomatas ocidentais acreditados no Quénia que vai boicotar as eleições presidenciais da próxima quinta-feira, considerando que a votação "não serve os interesses do país".

A indicação foi avançada pela chefe de campanha da Super Aliança Nacional (NSA, na sigla inglesa), Musalia Mudayadi, que argumentou com a ideia de que a Comissão Eleitoral "não está preparada para conduzir eleições livres, justas e credíveis".

A coligação da oposição, liderada por Odinga, já tinha anunciado a decisão, condicionando a participação nas presidenciais à reforma da Comissão Eleitoral, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) queniano ter anulado, a 01 de setembro, as eleições de 08 de agosto por se terem confirmado irregularidades na transmissão dos resultados.

O presidente cessante, Uhura Kenyatta, desdramatizou o boicote de Odinga e afirmou que a votação vai realizar-se na data prevista, com ou sem o líder da oposição.

Hoje, Odinga foi recebido por altos funcionários das embaixadas da União Europeia (UE), Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Dinamarca em Nairobi, que solicitaram a reunião.

Entretanto, também em Nairobi, o Governo queniano anunciou que vai impor restrições políticas até à realização da votação, argumentando com a "política de anarquia" perpetrada pela oposição "tem-se manifestado de forma violenta e não pacífica".

"Qual é a parte que diz, na lei, que podem haver manifestações em que se atiram pedras às esquadras de polícia. Há uma diferença clara entre manifestações e confrontos", disse o ministro do Interior queniano, Fred Matuiangi'i.

Hoje, a Nações Unidas e a União Africana (UA) apelaram à paz, numa altura em que a tensão política tem vindo a aumentar após a oposição anunciar o boicote eleitoral.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o líder da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, afirmaram que as várias fações políticas quenianas devem pôr cobro à violência e que as forças de segurança quenianas devem abster-se de quaisquer aptos de repressão.

A oposição queniana tem desafiado a interdição do Governo com a realização de manifestações nas principais cidades do Quénia, exigindo a regularização das ilegalidades cometidas nas presidenciais de 08 de agosto, entretanto anuladas a 01 de setembro pelo STJ.

Controlado pela oposição, o STJ deu conta de uma série de irregularidades na transmissão dos resultados para justificar a decisão, inédita no continente africano, e que foi considerada "um ato de coragem" pela comunidade internacional.

Há duas semanas, Odinga anunciou que se retirava da votação, argumentando que a Comissão Eleitoral não procedeu às alterações necessárias para garantir uma organização transparente e credível, exigindo a demissão de vários dos seus responsáveis.

Odinga defende que o abandono da corrida às presidenciais implica a anulação da votação e a organização de todo um novo processo eleitoral, enquanto Kenyatta já afirmou que a eleição ocorrerá com ou sem o rival.

Mídia

voltar ao topo
Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve