Menu
RSS

Porquê pretendem criar o PODEMOS

Porquê pretendem criar o PODEMOS

Através das redes sociais, nos meses atrás estava circular uma notícia que dava conta que o Abel Chivukuvuku e alguns independentes no seio da CASA-CE iriam brevemente criar um partido que se chamaria de PODEMOS. Que nome de partido politico tão apelativo? Depois da fuga dessa informação no círculo mais restrito dos casistas (casista é um termo que uso para fazer menção aos membros da CASA-CE). Os casistas vieram a público desmentir essa notícia, acusando os autores da mesma de serem agentes... que visam desestabilizar, que têm a missão de derrubar a CASA. E chegaram de deixar claro que a CASA se manteria una e indivisível, e negaram que há essa pretensão por parte do Casista Abel Chivukuvuku em criar o partido político PODEMOS.

Por Manuel Tandu

Mas a questão que levantei em função dessa notícia, foi a seguinte: o que perderia o Casista Abel Chivukuvuku em criar um partido político, a qual ele como presidente teria de facto o poder real!? Pois devido a situação do mesmo, a criação deste partido político, ate um certo ponto chega a ser compreensível, pois numa coligação não existe um único comando, todos os presidentes que compõem a coligação chegam a mandar, é quase uma casa da mãe Joana. E é do conhecimento do público que o Casista Abel Chivukuvuku é refém dos presidentes dos partidos políticos que compõem a CASA.

Pois o mesmo não tem um partido! Na CASA-CE ele se encontra na condição de um independente tal como, o mbuta muntu Makuta Nkondo, Lindo Bernardo Tito, Mendes de Carvalho... Mas depois os mesmos que vieram a público negar essa pretensão do Casista Abel Chivukuvuku e alguns independentes em criarem o PODEMOS, chegaram a aceitar que havia essa pretensão pra criação deste partido político. Mas adiantaram que este partido político que seria criado, passaria logo a fazer parte da Coligação, quer dizer, iria engrossar a CASA-CE. Mas porquê ter uma coligação tão obesa!? Porquê se pretende criar o PODEMOS? Esse porquê levou-me a reflectir profundamente sobre as reais intenções ou as reais motivações dos que pretendem criar este partido político. O porquê de ter uma coligação tão obesa!?  

O Casista Abel Chivukuvuku e outros independentes, pretendem criar um partido político que nascera dentro da própria CASA, eles pretendem construir uma CASA dentro duma CASA que já existe. Quer dizer o PODEMOS é uma CASA que será edificada dentro da CASA-CE. E o que eles ganham com isso. Com esse lance entendo, que eles irão "sugar" todos os militantes quer independentes e os que pertencem aos partidos políticos coligados, pra o PODEMOS. E quando o número de membros do PODEMOS for superior da própria Coligação. Então será o xeque-mate! Um golpe suave que o Casista Abel Chivukuvuku e outros independentes darão. Com esse xeque-mate nasceria uma CASA (PODEMOS) nas cinzas da CASA-CE.

Pois depois do dito pelo não dito dos três presidentes dos três principais partidos que compõem a CASA, a quando da entrega do dossiê pra metamorfose da CASA-CE em partido político no Tribunal Constitucional (TC). E depois daquela incerteza que chegou a pairar, que dava conta que os presidentes destes partidos políticos tencionavam abandonar a coligação, esses cenários fizeram soar um alarme. E uma ala desta coligação concluiu que o recuo destes presidentes no dossiê da metamorfose junto do TC, foi um acto de traição, foi uma contra propaganda contra a própria organização política e poderia trazer dissabores no pleito que se avizinhava. Mas para estes presidentes a extinção dos seus partidos políticos era inegociável!

Quer dizer, no actual cenário os presidentes destes partidos políticos podem muito bem dar um KO na carreira política do Abel Chivukuvuku, e fariam isso deixando de fazer parte de coligação. O facto de Abel Chivukuvuku junto com outros membros serem independentes (pois não têm um partido politico), nas negociações no seio da CASA-CE partem sempre fragilizados. E o Abel Chivukuvuku tendo noção deste cenário, através do PODEMOS, ele deixa de ser refém destes presidentes dos partidos políticos que compõem CASA-CE, nas negociações no seio da CASA-CE passa a partir com pé de igualdade com outros presidentes dos partidos políticos que compõem a CASA-CE.

Mas o objectivo real da criação do PODEMOS não visa criar um equilíbrio no momento das negociações no seio da CASA-CE, pois tem um fim maior. Esse fim maior é a materialização da transformação da CASA-CE em partido político. Ora, na primeira tentativa desta materialização, esse dossiê deu entrada no TC. Mas esse percurso não teve sucesso, foi improducente. Logo com a criação do PODEMOS se irá materializar essa pretensão, pois o PODEMOS irá "sugar" muitos independentes e militantes de partidos políticos que compõem a CASA-CE. E os presidentes contestatários da metamorfose da CASA-CE em partido político não terão meios, ou é praticamente impossível. Eles contraporem essa ofensiva. Quer dizer o PODEMOS irá "sugar" a própria CASA-CE. E a CASA-CE passara a ser o PODEMOS. E com isso a pretensão de metamorfosear a CASA-CE em partido político se tornaram num facto concreto.

Modificado emsexta, 20 outubro 2017 18:36

Mídia

voltar ao topo
Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve