Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Sexta, 20 Outubro 2017 15:43

Dos Santos aconselhado abanonar a liderança do mpla até Fevereiro de 2018

Foi preciso doença para José Eduardo dos Santos deixar a liderança do país, onde se mantéu por 38 anos.

“O estado de saúde do camarada, José Eduardo dos Santos, é controlado, mas deficitário, tendo em conta a sua idade” garantiu uma fonte familiar a que tivemos acesso.

Segundo a mesma fonte, José Eduardo dos Santos, actual presidente do MPLA, partilhou com os mais próximos a intenção de antecipar o congresso inicialmente previsto para o mês de Abril.

Esta sexta-feira MPLA realiza a sua reunião do Bureau Político (BP) e, na segunda-feira a reunião do Comité Central

Dos Santos prevê abandonar a liderança do MPLA, já em Fevereiro do próximo ano, em obediência ao conselho dado pelo seu médico.

Sabe-se que esta sexta-feira, MPLA, realiza a sua reunião do Bureau Político (BP) e, na segunda-feira a reunião do Comité Central.

Estas duas reuniões são antecâmaras para o que pode acontecer no próximo congresso a ser realizado no início do próximo ano.

A relação entre, José Eduardo dos Santos, enquanto presidente do MPLA e de João Lourenço, enquanto vice-presidente do MPLA, tem sido de cordialidade (subordinação) e por via do BP e outras estruturas do MPLA, José Eduardo dos Santos, consegue fazer passar todas as decisões invocando “para o bem do partido”.

A fonte cita a permanência de Kundi Paihama como governador da Província do Cunene e João Bernardo de Miranda no cargo de governador do Bengo, dois homens que na vontade do actual presidente da República, não fariam parte do seu executivo. Nas operações até agora efectuadas pelo João Lourenço, sem a intervenção do partido, foi apenas as exonerações e nomeações do seu gabinete onde inclui a existência ou não do GRECIMA, que por despacho o João Lourenço, determinou a sua extinção.

Para o seu sucessor na liderança do MPLA, José Eduardo dos Santos, encomendou um estudo que decorre neste momento por especialistas no exterior do país que vai decidir entre quem vem a ser o próximo presidente do MPLA. (Voz de Angola)

Rate this item
(0 votes)