Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Quinta, 19 Outubro 2017 15:04

Reino Unido investiga lavagem de dinheiro sul-africano por bancos britânicos

Os reguladores financeiros do Reino Unido estão a investigar uma queixa segundo a qual os bancos britânicos terão inadvertidamente permitido a lavagem de dinheiro ligada a corrupção na África do Sul, pelo Presidente e pela família empresarial Gupta.

De acordo com a agência de notícias AP, o ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, enviou as alegações que constam de uma carta do antigo ministro Peter Hain para a Autoridade de Conduta Financeira, a Agência Nacional do Crime e o Gabinete de Fraudes Graves (Financial Conduct Authority, National Crime Agency e Serious Fraud Office, nas designações originais).

Na carta enviada ao ministro das Finanças, Hain expressou preocupações segundo as quais vários bancos, incluindo o HSBC e o Standard Chartered, podem ter estado ligados à lavagem de dinheiro.

As alegações centram-se no Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e numa abastada família empresarial, os Guptas, com ligações próximas ao chefe de Estado sul-africano.

O HSBC rejeitou comentar estas acusações. O Standard Chartered também não comentou transações entre clientes, mas confirmou que "depois de uma investigação interna, várias contas foram fechadas no princípio de 2014" e vincou que leva o combate ao crime financeiro "muito a sério".

Várias notícias na imprensa local dão conta, nos últimos meses, de corrupção e tráfico de influências entre o Presidente e a família Gupta.

Jacob Zuma e a família Gupta, uma das mais proeminentes no país em termos empresariais, têm negado qualquer envolvimento naquilo que os críticos têm apelidado de corrupção, apresentando vários exemplos de fraude e apropriação de fundos públicos.

Os escândalos que estiveram na demissão do ministro das Finanças e na descida da avaliação do risco soberano pelas agências de 'rating' dois momentos importantes, já estão a afetar algumas multinacionais, como a Bell Potinger, uma empresa britânica de relações públicas que já abriu falência.

O Presidente da África do Sul, uma das maiores economias africanas, está no poder desde 2009, mas nos últimos meses tem estado envolvido em escândalos relativamente à utilização de dinheiros públicos e ao favorecimento da família Gupta.

No final do ano, Zuma deverá abandonar a liderança do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC), e não deverá concorrer a um terceiro mandato nas eleições de 2019.

Apesar de sempre ter negado as acusações de favorecimento da família Gupta e de apropriação de dinheiros públicos, as críticas ao Presidente estão a avolumar-se desde os últimos meses.

Dentro do próprio ANC, Zuma tem sido criticado pela descida dos níveis de confiança dos empresários e pelo abrandamento da economia, que faz muitos dos seus opositores internos temerem pela perda da maioria absoluta que têm no Parlamento ou mesmo pela derrota nas eleições de 2019.

Rate this item
(0 votes)