Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Sábado, 14 Outubro 2017 12:39

Província do Zaire sob governação de José Joanes André deu um passo atrás?

Governador do Zaire José Joanes André Governador do Zaire José Joanes André

"Não se apresse em avaliar o desempenho do seu líder, sem antes se questionar de que forma tens contribuído pra que se alcance os objectivos preconizados pela equipa".

Por Manuel Tandu

De um tempo pra cá, através das redes sociais, tenho lido vários posts, e nesses posts o governador da província do Zaire José Joana André, que foi reconduzido. Chega a ser acusado de ser a raiz de todos males... E essa situação passou a ser mais notória depois da publicação dos resultados do pleito do 2017. A impressão que fico com ela ao ler e reler esses posts… é que há pessoas que entendem que o treinador numa equipa deve desempenhar todas funções, quer dizer, para os mesmos um treinador deve ser: apanha bola, lateral esquerdo e direito, defensa, ponta de lança, guarda rede… Em função dessa propaganda que está sendo difundida nas redes sociais que visa denegrir e passar um atestado de incompetência ao governador José Joana André levanto as seguintes questões:

- Qual era a real situação do Zaire no momento que o José Joana André foi nomeado como governador.

- Olhando pelo Zaire actual em comparação ao Zaire de ontem, houve progressos ou retrocessos?

- A província do Zaire sob governação de José Joanes André deu um passo atrás?

Os posts na qual me refiro respondem essas questões levantadas. Nesses posts se nota claramente que os autores defendem a tese de que o Zaire de ontem foi melhor em comparação ao Zaire actual, e desta forma pretendem passar a informação ao nível nacional de que o José Joana André fez retroceder o Zaire ou fez com que a província desse um passo atrás. Essa tese que defendem e estão a difundir nas redes sociais, não têm nenhuma sustentação, não há indicadores que provam que essa tese esteja certa.

Pois o Zaire de ontem é bem diferente do Zaire actual, houve progressos. Claro que as críticas são essenciais, mas quem se limita em criticar de Janeiro a Dezembro, quem só vê o mal, o mal, o mal… os que chegam a concluir que o mesmo nadinha fez para o progresso da província e que fez retroceder a província, ou os que chegam a concluir que a governação do Joanes André foi um desastre em comparação com as governações passadas... estão a faltar com a verdade, pois os indicadores refutam essa tese, provam que essa tese esta errada. Como prova de que essa tese esta errada, apresento alguns dados referentes ao Zaire de ontem ou referentes ao Zaire antes da nomeação do Joanes André.

Zaire de ontem

- Número insuficiente de salas de aulas;

- Salas de aulas precárias;

- Construção de escolas com 4 salas de aulas;

- Construção de escolas com 8 salas de aulas;

- Muitos que ocupavam cargos de chefia e de direcção não eram nomeados, eram indicados e isso os impossibilitava de auferir essa remuneração;

- Número insuficiente de camas no hospital provincial;

- Hospital Municipal de Mbanza Kongo funcionava num espaço inadequado, os enfermeiros trabalhavam em péssimas condições;

- Insuficiência de postos médicos;

- Vias esburacadas;

- Fornecimento de energia eléctrica em péssimas condições;

- Falta de iluminação pública;

- Etc.

Zaire actual

Muitas das insuficiências foram superadas. Pois o governador apostou na promoção da juventude, os indicados foram nomeados, houve melhorias no saneamento básico, se anteriormente as infra-estruturas escolares erguidas eram de 4 a 8 salas de aulas, as novas infra-estruturas escolares erguidas passaram a ter 8 a 20 salas de aulas, novas unidades hospitalares com maior número de camas, o fornecimento de energia eléctrica muito melhorado, vias urbanas asfaltadas embora não na totalidade… estes dados não são fictícios, mas reais… esses dados sustentam a recondução do Joanes André.

Atenção, não quer dizer com isso, que a província do Zaire sob governação do Joanes André se transformou numa província desenvolvida. Mas as obras que já foram executadas e as que estão sendo executadas são indicadores que provam, que houve melhorias significativas na província! Claro nem tudo está feito, claro que há insuficiências, pois ainda não se supriu na totalidade as necessidades básicas dos cidadãos. Mas quem defende a tese de que a província do Zaire sob governação de José Joanes André deu um passo atrás, é um desonesto, é muita má-fé mesmo, está faltar com a verdade… enfim diante de Deus, repito diante Deus, ele comete pecado. Porque a tese de que a província do Zaire sob governação de José Joanes André deu um passo atrás, esta errada. Pois há indicadores que refutam esta tese.

Enfim, a província do Zaire sob governação de José Joanes André deu um passo pra frente. E há indicadores que provam isso.

"Não se apresse em avaliar o desempenho do seu líder, sem antes se questionar de que forma tens contribuído pra que se alcance os objectivos preconizados pela equipa".

Rate this item
(0 votes)