Menu
RSS

João Lourenço estreia-se a presidir ao conselho de ministros

João Lourenço estreia-se a presidir ao conselho de ministros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, presidiu hoje, pela primeira vez, à reunião do conselho de ministros, encontro que, entre outros assuntos, serviu para abordar a elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018.

O Governo angolano funciona com 32 ministros, o último dos quais, Jesus Faria Maiato, foi empossado hoje, pouco antes desta reunião, no palácio presidencial, como ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, depois de António Rodrigues Afonso Paulo ter sido exonerado por João Lourenço poucos dias após a indicação para o cargo, por não ter comparecido na tomada de posse.

De acordo com o comunicado final desta primeira reunião ordinária do conselho de ministros da IV legislatura, durante o encontrado foi prestada informação sobre o processo de preparação do OGE de 2018, que o Governo deverá levar à Assembleia Nacional até novembro, bem como do cronograma atualizado do Programa de Investimento Público (PIP) para o próximo ano.

A reunião serviu igualmente para preparar a missão de Angola às reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que será liderada pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira.

O FMI previu hoje que a economia de Angola tenha sofrido uma recessão de 0,7% do Produto Interno Bruto, revendo também a previsão de crescimento, este ano, de 1,3% para 1,5%.

Embora sem precisar quais, o comunicado final da reunião do conselho de ministros adianta que foram aprovadas medidas "para a melhoria da situação económica e social no país", a implementar até março de 2018, para "alterar positivamente" as expectativas dos agentes económicos, entre setor privado e famílias, em relação ao novo executivo.

"Por forma a alcançar-se a estabilidade macroeconómica e a instaurar-se um clima propício ao crescimento económico e à geração de emprego", lê-se ainda.

A primeira reunião do conselho de ministros orientada por João Lourenço apreciou igualmente uma proposta de lei de autorização legislativa a ser remetida à Assembleia Nacional, para atualização da Pauta Aduaneira dos Direitos de Imposto e Exportação, bem como das taxas do Imposto de Consumo aplicáveis aos bens importados e aos produzidos no país.

Foi ainda apreciado, preliminarmente, um documento sobre a gestão descentralizada das receitas comunitárias e de gestão do OGE, tendo recomendado a continuidade dos trabalhos com vista à aprovação definitiva deste instrumento "que irá melhorar a forma de cobrança da receita comunitária", para "aumentar a dotação orçamental das administrações locais"

Entre a equipa governativa de João Lourenço, além do vice-Presidente Bornito de Sousa, contam-se três ministros de Estado - e do Desenvolvimento Económico e Social, Chefe da Casa Civil e Chefe da Casa de Segurança - e um ministro diretor do gabinete do chefe de Estado.

No Governo de João Lourenço, face à liderança anterior de José Eduardo dos Santos, mantêm as mesmas pastas Ângelo de Barros da Veiga Tavares (ministro do Interior), Augusto Archer Mangueira (Finanças), Marcos Alexandre Nhunga (Agricultura e Florestas), Bernarda Martins (Indústria), João Baptista Borges (Energia e Águas), Augusto da Silva Tomás (Transportes), Victória de Barros Neto (Pescas e do Mar), José Carvalho da Rocha (Telecomunicações e Tecnologias de Informação) e Carolina Cerqueira (Cultura).

Mídia

voltar ao topo
Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve