Menu

Oposição Queniana promete grandes manifestações até a demissão da comissão eleitoral

Wafula Chebukati, presidente da Comissão Eleitoral do Quénia Wafula Chebukati, presidente da Comissão Eleitoral do Quénia

Enquanto uma nova eleição presidencial é marcada para dia 26 de outubro, oposição queniano promete sair nas ruas até demissão de toda comissão eleitoral, considerado como os responsáveis pelo imbróglio político

Quase um mês após a decisão do Supremo Tribunal de invalidar a reeleição de Uhuru Kenyatta na eleição presidencial, NASA a Super Aliança dos partidos da oposição promete uma semana de manifestações em massa a partir de terça-feira, 26 de setembro contra CNE queniano.

De acordo com seus iniciadores, o movimento continuará até a renúncia dos membros da comissão eleitoral (IEBC), considerada responsável pelos erros da última eleição de 8 de agosto. Poderia continuar se o partido no poder continuar suas tentativas de alterar a lei eleitoral, adverte a oposição.

As manifestações é o único idioma que essas gentes entendem, para nós não será uma manifestação de um dia", disse a secretária-geral da NASA, Norman Magaya, à Reuters. Na terça-feira, será apenas a primeira manifestação de massa e vamos ampliar essa manifestação em todo o país.

Procurador-geral da Quenia quer investigação contra comissão eleitoral

Departamento de investigação criminal e agência anticorrupção têm 21 dias para concluir se funcionários do órgão eleitoral praticaram crimes que levaram à fraude no processo.

O procurador-geral do Quénia, Keriako Tobiko, encaminhou ao departamento de investigações criminais da polícia e à agência anticorrupção do país um pedido para que investiguem os funcionários da Comissão Eleitoral queninana (IEBC, sigla em inglês) acusados de conduzir possíveis "irregularidades e ilegalidades" nas eleições de 8 de agosto.

Numa carta enviada no sábado (23.09) aos chefes do departamento de investigações criminais do Quénia e da comissão anticorrupção, Tobiko ordenou: "investigações completas, abrangentes e eficientes sobre as irregularidades e ilegalidades encontradas pelo Supremo Tribunal".

Ainda de acordo com o documento assinado pelo procurador-geral, estas investigações têm "o objetivo de averiguar as acusações de crimes eleitorais e/ou outros delitos (incluindo corrupção e crimes económicos) que podem ter sido cometidos pelos funcionários do órgão eleitoral, ou que tenham sido ajudados por eles".

Acusações

Kobiko também disse que a polícia e a agência anticorrupção devem investigar as alegações feitas pela Super Alinaça Nacional (NASA) de Raila Odinga contra 11 altos funcionários da IEBC acusados de ofensas e alegações do Partido do Jubileu de Kenyatta de que dois líderes seniores da NASA, Musalia Mudavadi e James Orengo, acessaram ilegalmente os registos da IEBC.

O Supremo Tribunal do Quénia anulou as eleições presidenciais de 8 de agosto, nas quais Kenyatta foi declarado vencedor, devido a irregularidades.

Mídia

voltar ao topo
Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Reclusas no Kwanza Sul denunciam que são obrigadas a fazer sexo em troca da amnistia

Reclusas no Kwanza Sul denunciam que são obrigadas a fazer sexo em troca da amni…

Após a divulgação de imagens que mostram a falta de água e de alimentação em vár...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve