Menu
RSS

Oposição Queniana promete grandes manifestações até a demissão da comissão eleitoral

Wafula Chebukati, presidente da Comissão Eleitoral do Quénia Wafula Chebukati, presidente da Comissão Eleitoral do Quénia

Enquanto uma nova eleição presidencial é marcada para dia 26 de outubro, oposição queniano promete sair nas ruas até demissão de toda comissão eleitoral, considerado como os responsáveis pelo imbróglio político

Quase um mês após a decisão do Supremo Tribunal de invalidar a reeleição de Uhuru Kenyatta na eleição presidencial, NASA a Super Aliança dos partidos da oposição promete uma semana de manifestações em massa a partir de terça-feira, 26 de setembro contra CNE queniano.

De acordo com seus iniciadores, o movimento continuará até a renúncia dos membros da comissão eleitoral (IEBC), considerada responsável pelos erros da última eleição de 8 de agosto. Poderia continuar se o partido no poder continuar suas tentativas de alterar a lei eleitoral, adverte a oposição.

As manifestações é o único idioma que essas gentes entendem, para nós não será uma manifestação de um dia", disse a secretária-geral da NASA, Norman Magaya, à Reuters. Na terça-feira, será apenas a primeira manifestação de massa e vamos ampliar essa manifestação em todo o país.

Procurador-geral da Quenia quer investigação contra comissão eleitoral

Departamento de investigação criminal e agência anticorrupção têm 21 dias para concluir se funcionários do órgão eleitoral praticaram crimes que levaram à fraude no processo.

O procurador-geral do Quénia, Keriako Tobiko, encaminhou ao departamento de investigações criminais da polícia e à agência anticorrupção do país um pedido para que investiguem os funcionários da Comissão Eleitoral queninana (IEBC, sigla em inglês) acusados de conduzir possíveis "irregularidades e ilegalidades" nas eleições de 8 de agosto.

Numa carta enviada no sábado (23.09) aos chefes do departamento de investigações criminais do Quénia e da comissão anticorrupção, Tobiko ordenou: "investigações completas, abrangentes e eficientes sobre as irregularidades e ilegalidades encontradas pelo Supremo Tribunal".

Ainda de acordo com o documento assinado pelo procurador-geral, estas investigações têm "o objetivo de averiguar as acusações de crimes eleitorais e/ou outros delitos (incluindo corrupção e crimes económicos) que podem ter sido cometidos pelos funcionários do órgão eleitoral, ou que tenham sido ajudados por eles".

Acusações

Kobiko também disse que a polícia e a agência anticorrupção devem investigar as alegações feitas pela Super Alinaça Nacional (NASA) de Raila Odinga contra 11 altos funcionários da IEBC acusados de ofensas e alegações do Partido do Jubileu de Kenyatta de que dois líderes seniores da NASA, Musalia Mudavadi e James Orengo, acessaram ilegalmente os registos da IEBC.

O Supremo Tribunal do Quénia anulou as eleições presidenciais de 8 de agosto, nas quais Kenyatta foi declarado vencedor, devido a irregularidades.

Mídia

voltar ao topo
SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

SIC apresenta provas e os assassinos de apresentadora da TPA

Os homens envolvidos na morte da ex-apresentadora da Televisão Pública de Angola...

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

Apresentadora da TPA encontrada morta em Viana após rapto

A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi hoje encont...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve