Menu
RSS

Presidente da CNE, felicita MPLA pela vitória alcançada nas eleições

Presidente da CNE, felicita MPLA pela vitória alcançada nas eleições

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) felicitou nesta quarta-feira o partido MPLA pela sua vitória nas quartas eleições gerais do país.

O presidente da CNE, André da Silva Neto, felicitou o MPLA depois de anunciar os resultados finais do pleito eleitoral.

"A força política vencedora endereço as sinceras felicitações, convicto que mereceu a confiança da maior parte dos eleitores e que fará o seu melhor para concretização dos anseios dos angolanos, que festejam com orgulho a vitória, sem desprimor para as forças políticas derrotadas”, enfatizou Silva Neto.

Com efeito, o MPLA elege os seus candidatos a Presidente da Republica, João Lourenço, e vice Presidente da República, Bornito de Sousa Baltasar Diogo.

O MPLA consegue igualmente maioria qualificada, com a obtenção de 150 dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

Entretanto, o presidente da CNE estendeu as suas felicitações às restantes forças políticas concorrentes, por participarem na festa da democracia, apelando-as à  manter serenidade e respeitar a vontade dos cidadãos expressa nas urnas.

É preciso  saber perder com “dignidade e humildade” e a preparar com afinco o próximo pleito eleitoral, a ter lugar daqui a cinco anos, de acordo com a Constituição, advertiu.

Angola é um Estado democrático e de direito, e os partidos derrotados têm a opção de fazer valer os seus direitos, através de mecanismos legalmente estabelecidos e não por via de ameaças físicas, morais ou psicológicas, lembrou o presidente da CNE.

Por outro lado, lamentou a atitude de algumas forças concorrentes, que imbuídas de “má fé” procuraram confundir a comunidade internacional, na tentativa de descredibilizar o processo eleitoral e o empenho da CNE em realizar eleições credíveis.

Estas forças, precisou, fizeram afirmações " torpes e destituídas de elementos de prova" (...).

.
.
.
.
back to top

Recomendamos