Print this page
Sexta, 08 Setembro 2017 17:30

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o MPLA como vencedor das quartas eleições gerais angolanas de 23 de Agosto.

Os resultados definitivos oficiais nacionais, hoje divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), colocam o MPLA em primeiro lugar, com 4.164.157 dos votos (61,07%).

Com maioria qualificada, o partido no poder em Angola elegeu os seus candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, João Lourenço e Bornito de Sousa, respectivamente, bem como 150 dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

Na segunda posição, surge o partido liderado por Isaías Samakuva, a UNITA, com 1.818.903 dos votos (26,67%), o que lhe confere 51 dos 220 deputados eleitos.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) aparece em terceiro lugar, com 643.961 votantes, ou seja 9,44% da preferência dos eleitores, o que representa 16 mandatos parlamentares.

No quarto lugar, está o PRS, com 92.222 votos (1,35%), o que representa dois deputados, e, na quinta posição, a FNLA, com 63.658 eleitores (0,9%), com direito a um parlamentar.

A APN ocupa a última posição, com 34.976 preferentes (0,51%), votação suficiente para evitar a extinção, mas insuficiente para conquistar um mandato.

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, chamou a atenção hoje, quarta-feira, de todos os cidadãos, para respeitarem os resultados definitivos saídos das eleições de 23 de Agosto do corrente ano em Angola.

O apelo foi feito durante a cerimónia de divulgação dos dados definitivos das eleições gerais, tendo na ocasião lamentado o comportamento de alguns partidos concorrentes que “têm proferido pronunciamentos imbuídos de má-fé, na tentativa de confundirem a opinião pública nacional e internacional”.

André da Silva Neto elogiou a postura e comportamento dos cidadãos que, de forma serena, participaram do exercício democrático eleitoral.

Angola realizou a 23 de agosto as quartas eleições, às quais concorreram o MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN)

Rate this item
(0 votes)

Latest from Angola 24 Horas

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.