Menu

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o MPLA como vencedor das quartas eleições gerais angolanas de 23 de Agosto.

Os resultados definitivos oficiais nacionais, hoje divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), colocam o MPLA em primeiro lugar, com 4.164.157 dos votos (61,07%).

Com maioria qualificada, o partido no poder em Angola elegeu os seus candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, João Lourenço e Bornito de Sousa, respectivamente, bem como 150 dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

Na segunda posição, surge o partido liderado por Isaías Samakuva, a UNITA, com 1.818.903 dos votos (26,67%), o que lhe confere 51 dos 220 deputados eleitos.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) aparece em terceiro lugar, com 643.961 votantes, ou seja 9,44% da preferência dos eleitores, o que representa 16 mandatos parlamentares.

No quarto lugar, está o PRS, com 92.222 votos (1,35%), o que representa dois deputados, e, na quinta posição, a FNLA, com 63.658 eleitores (0,9%), com direito a um parlamentar.

A APN ocupa a última posição, com 34.976 preferentes (0,51%), votação suficiente para evitar a extinção, mas insuficiente para conquistar um mandato.

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, chamou a atenção hoje, quarta-feira, de todos os cidadãos, para respeitarem os resultados definitivos saídos das eleições de 23 de Agosto do corrente ano em Angola.

O apelo foi feito durante a cerimónia de divulgação dos dados definitivos das eleições gerais, tendo na ocasião lamentado o comportamento de alguns partidos concorrentes que “têm proferido pronunciamentos imbuídos de má-fé, na tentativa de confundirem a opinião pública nacional e internacional”.

André da Silva Neto elogiou a postura e comportamento dos cidadãos que, de forma serena, participaram do exercício democrático eleitoral.

Angola realizou a 23 de agosto as quartas eleições, às quais concorreram o MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN)

Mídia

voltar ao topo
Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

Medo do MPLA: Oposição obteve maioria na Assembleia Nacional

O pleito eleitoral de 23 de Agosto 2017 acabou na lógica de “tudo muda sem nada ...

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

CNE proclama MPLA vencedor das eleições gerais 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola proclamou, hoje, oficialmente, o M...

Reclusas no Kwanza Sul denunciam que são obrigadas a fazer sexo em troca da amnistia

Reclusas no Kwanza Sul denunciam que são obrigadas a fazer sexo em troca da amni…

Após a divulgação de imagens que mostram a falta de água e de alimentação em vár...

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheiro

Veja a mansão que a Odebrecht construiu para o ditador de Angola com seu dinheir…

José Eduardo dos Santos é destes amigos improváveis arranjados pela diplomacia b...

PAGINAS PRINCIPAIS

ENTRETENIMENTO

  • Shows
  • Música

DESPORTO

  • Girabola 2016                         
  • Outros Esportes

SOBRE NÓS

  • Grupo Media VOX POPULI

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

RÁDIOS & TV

Radio AO24 Online

Em Breve