Sexta, 19 de Abril de 2024
Follow Us

Sexta, 08 Setembro 2017 17:14

E agora oposição política, assim então como é que fica?

Nada melhor do que iniciar este texto se não com esta expressão em kimbundo que a minha falecida avo (Joana Napoleão) antigamente utilizava para me chamar atenção do perigo que se corre, sempre que se avança com tanta e exagerada confiança para um caminho que soubemos não ser o mais seguro porque raramente no fim da picada não está o bandido a nossa espera.

Por Fernando Vumby

" uadité ku ndumbu kulenguesse ó nbunda "

O que significa o seguinte: (Quem se mete na roscaria voluntariamente tem que aguentar as consequências) e vou mais longe dizendo que ao ponto em que as coisas chegaram a oposição ficou agora como uma prostituta já sem possibilidades de escolher o cliente se tem dentes, se cheira mal ou não, só lhe restará mesmo se consolar e nem sei como.

Então se sabia que a justiça em Angola é a maior farsa nacional e que não existe no país uma única instituição que merece e garante confiança e ainda assim se partiu mesmo para as eleições com tanta gula e certeza exagerada como se os votos valessem alguma coisa onde o que triunfa desde mais de 40 anos é e será sempre a lei da força e os truques da bandidagem?

Avisos não faltaram sobre a possibilidade do amontoado de gente que a oposição arrastava consigo e os votos nada valerem para quem nunca precisou de votos para se manter no poder e para quem sempre considerou e viu no povo um simples e mero detalhe sem valor nenhum.

Ainda não percebi como é que foram tão confiados e quase seguros de que a CNE prestaria um bom serviço em prol da maioria dos angolanos, quando nunca o fez uma única vez e pior quando até todos os planos para a batota que se confirmou foram descobertos muito tempo antes das eleições?

Porque se ignora de forma tão excessiva e tão frequente as potencialidades criminosas até mesmo de gente que vocês conhecem tão bem ou se não, tinha a obrigação de os conhecer até porque vivem todos no mesmo país?

Já somaram quantas vidas de angolanos, crianças, jovens e velhos tem custado como consequência deste desprezo e ignorância quase total de gente tão criminosa capaz de tudo e mais alguma coisa e que nunca olhou á meios para atingirem os seus fins

Lembrem-se do genocídio da serra do Sumi, massacre da frescura, Rufino, Nfulupinga, Ricardo de Melo, Processo 15+2, mortes e prisões arbitrárias, uso e abusos das nossas riquezas, massacres em Cabinda e nas Lundas etc., etc.

Manos olhem para os vossos hospitais, os musiques e as lixeiras transformadas hoje em refeitório para as crianças pobres que disputam diariamente um pedaço de osso seco, pão duro e restos de peixe podre.

Manos olhem para o momento mais humilhante da história das vossas próprias vidas como cidadãos angolanos com as nomeações de estrangeiros para todo tipo de cargos que lhes facilita roubos organizados, protegidos e estimulados pela própria presidência da república, olhem vocês mesmos com os vossos olhos a vossa volta ...

Rate this item
(0 votes)