Terça, 23 de Abril de 2024
Follow Us

Quarta, 24 Mai 2017 19:13

Economia em crise: Carros de luxo para deputados angolanos

Mais de 77 milhões de dólares vão ser gastos para adquirir os veculos. Oposição diz que não fez parte da decisão O governo angolano vai gastar mais de 77 milhões de dólares na compra de carros de luxo para os deputados da Assembleia Nacional.

Em despacho n.º 3/17 a Assembleia Nacional delega competência ao Secretário Geral daquele orgão para celebrar, em nome da Assembleia Nacional, o Contrato de Compra e Venda de viaturas de marca Lexus, modelo LX 570, de 2017, para os Deputados da IV Legislatura da Assembleia Nacional e realizar despesas no montante de AKz: 12.934.500.000,00, para o pagamento das viaturas de uso protocolar.

O valor cabimentado para a compra da viaturas de marca Lexus, modelo LX 570, de 2017, para os Deputados da IV Legislatura da Assembleia Nacional, comparado ao orçamento geral do estado para este ano, é superior à rubricas de oito hospitais provinciais ou à construção setenta e oito escolas de 12 salas.

Em reacção Salvador Freire, advogado e presidente da associação Mãos Livres, afirma que este acto mostra claramente a posição dos deputados angolanos. Para Freire, os deputados angolanos deviam rejeitar as referidas aquisições.

“Eles deviam ver a contenção de verbas porque o país está parado e este acto em nada contribui para o enriquecimento do país”´, disse.

“Não é lógico, não é ético, não é compreensível que os nossos deputados assim se comportem porque isto demonstra que estão aí para usufruírem de bens pessoais, para terem uma vida regalada e não fazem aquilo que deviam fazer”, acrescentou Salvador Freire para quem a notícia “é triste para sociedade, é triste para nossa governação e é triste para os nossos representantes na Assembleia nacional”.

Já André Mendes de Carvalho “Miau”, Presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE, afirma não ser do domínio do seu grupo parlamentar por isso não sabe se vão ou não receber as viaturas.

“Até hoje a nossa bancada não escolheu marcas de carro”, disse.

“Na altura quando se abordou esta matéria o que nós dissemos é que atendendo à condição das estradas do país deveriam ser jeeps e não um carro ligeiro”, disse

Para Adalberto Costa Júnior sem responder se os deputados da UNITA vão ou não receber as viaturas, Junior disse que a sua bancada já protestou a compra dos carros que hoje usam e não concordam que sejam adquirida carros de luxus para os próximos deputadas.

“A UNITA não tem nada haver com esta questão e essa é uma matéria ligada à assembleia nacional” disse “Posso dizer que o grupo parlamentar da UNITA já questionou no decurso da actual legislatura o modo como foram adiquiridos os actuais Lexus” disse.  O montante é de AKz: 12.934.500.000,00, que corresponde a 77.572.900,00 dolares norte americanos.

VOA

 

Rate this item
(0 votes)