Sexta, 29 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 24 Mai 2017 16:07

Russos avaliam nova mina diamantífera angolana em 35 bilhões de dólares

A diamantífera russa Alrosa estima que a nova mina angolana do Luaxe, o terceiro maior kimberlito do mundo e em cuja exploração participará, represente um valor comercial total de 35 bilhões de dólares (31,3 mil milhões de euros).

A diamantífera estatal angolana, Endiama, assinou na terça-feira, em Luanda, com a Alrosa, o contrato de investimento relativo ao projeto mineiro do Luaxe e para a constituição da empresa que o vai explorar, decorrendo já o estudo de viabilidade técnica.

Sobre este negócio, que a partir de 2018 poderá duplicar a produção anual de diamantes por Angola, a Alrosa informou hoje que em 2013, nos trabalhos de exploração da concessão do Luaxe, foi encontrado o kimberlito Luele.

O presidente daquela diamantífera, que esteve em Luanda para assinatura da constituição da nova empresa, citado hoje numa informação da própria diamantífera, recorda que ao longo dos últimos anos, e "atuando com o apoio do Governo russo", a Alrosa "tem estado envolvida em negociações com a alta administração angolana e investidores" sobre este projeto mineiro.

"A autorização para assinar um contrato de investimento mineiro para a exploração e avaliação do depósito, bem como para a assinatura de um contrato entre os fundadores de uma empresa para o desenvolvimento do depósito Luele foi obtido como resultado das negociações", afirmou Yury Trutnev.

O responsável sustentou que só depósito do Luele, dentro da concessão do Luaxe, "é o maior de todos os que foram descobertos em todo o mundo nos últimos 60 anos".

"O valor comercial total do depósito [do Luaxe] está avaliado em mais de 35 mil milhões de dólares", indicou ainda Yury Trutnev.

Juntamente com os restantes parceiros do contrato de investimento mineiro do Luaxe, a Endiama e os russos da Alrosa informaram anteriormente que preveem investir um bilhões de dólares (939 milhões de euros) naquela concessão, que poderá garantir uma produção anual de cerca de dez milhões de quilates.

A mina de Luaxe deverá representar reservas à volta de 350 milhões de quilates e conta com uma previsão de exploração de mais de 30 anos.

LUSA

Rate this item
(0 votes)