Quinta, 28 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 24 Mai 2017 08:20

Porquê tanta polêmica a lista de candidatos a deputados da CASA-CE

A problemática das listas a candidatos a deputados a assembleia nacional para a mudança em agosto de 2017

Por: Félix Miranda

1 – Todas as reivindicações que gravitam em volta das duas listas a candidatos a deputados ao Parlamento Angolano, quer dizer: para o Ciclo Nacional e para o Ciclo das províncias merecem de um certo cuidado de interpretação, apesar de legitimas, na medida em que, independentemente de todos os quejandos revolucionários ou de filantropia e de boa vontade, cada um de nós como ser humano, tem ambições de querer sempre mais, de ser prestigiado e de ver seus esforços recompensados.

E como todos nós sabemos, para aqueles que estão mergulhados no mar da política, mesmo indirectamente, um dos galardões a almejar é o de ser Deputado que abre outras portas e janelas para outros voos e novos mundos.

2 – Entretanto, como em qualquer parte do mundo, desde o das mais velhas democracias europeias e americanas, a composição das listas para deputados, gerou sempre polémica e promoveu a insatisfação, e a desmotivação, se observarmos o descrito no ponto 1.

3 – Para o nosso caso específico, estão em disputa 220 lugares para milhões de concorrentes, ou seja, para milhões de militantes ou amigos periféricos da CASA-CE que por portas e travessas tenham dado prestimoso contributo para a elevação da organização ou de seu Líder Abel Chivukuvuku.

4 – A CASA-CE é uma Organização assente em 4 entes partidários assinantes dos acordos constitutivos como o PALMA; o PADA; o PNSA; o PPA; os membros do antigo PAJOCA que integraram de forma patriótica, ainda proeminentes figuras da FNLA e nos últimos tempos pelo BD e PDPANA, considerando que os ditos independentes de que fazemos parte, juntamente o Vice - presidente Lindo Bernardo Tito, formam a coluna central. Todas essas organizações e no quadro dos acordos constitutivos, têm seus lugares reservados ou cativos na escadaria da Lista de Candidatos. O que deve ser considerado e legitimamente respeitado no quadro dos acordos rubricados entre as partes constituintes.

5 – OS CHIVUKUVUKUS

Contrariamente as más línguas, a Vice-presidente Cesinanda de Kerlan Xavier, não é nem de perto, nem de longe consanguinea de Abel Chivukuvuku.

Quanto a Américo Chivukuvuku, sim é irmão, mas é membro fundador da CASA-CE e arrisco a desafiar alguém no circuito integrado que duvide das suas faculdades e engajamento desde a criação da CASA, fora de questiúnculas fraternais. Nos cinco anos exerceu várias funções de proa entre as quais como Secretário Executivo Nacional para Organização e Mobilização, no período 2012 / 2015, Coordenador Nacional Adjunto do Gabinete Técnico Eleitoral 2016, e actualmente exerce a função de Director Nacional para a Conquista do Voto no quadro da Coordenação Geral da Campanha. É docente no ISCED - Luanda, Licenciado em História, Mestrando em Sociologia e Estudante do Doutoramento em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Recordamos que já em 2012, Américo constou da Lista de Candidatos a Deputados pela CASA-CE na posição nº 22 e curiosamente não despoletou tanto alarido assim. Isto é prova inequívoca que a CASA-CE se agigantou e ameaça o Poder implantado.

Samuel Catumbela Chivukuvuku, é sobrinho também é Membro Fundador da CASA-CE, Membro do Conselho Presidencial e desde o II Congresso Ordinário, dirige a Comissão encarregue de elaborar o PROGRAMA DE GOVERNO da CASA-CE para o período 2017 / 2022. Licenciado em economia pela Universidade do Porto em Portugal e Mestre em Economia na França, e é um dos poucos funcionários Séniores na hierarquia de direcção da BP.

Maria Vitória Chivukuvuku, esposa é Membro fundadora da CASA-CE, Membro dos órgãos de Direcção da MPA, Madrinha das Bravas Raparigas braço feminino da JPA e Tutora do Centro de Formação Profissional Hilbert Ganga. Foi proposta para Deputada pela MPA, como reconhecimento da sua participação activa e efectiva em todas as actividades da CASA-CE e digna de exemplo. Licenciada em Psicologia pelo ISCED de Luanda, Mestre em Psicologia em Portugal e Docente na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto.

6 - Por outro lado, e como tem dito o Presidente Abel Chivukuvuku, o fim último da CASA não é o de conjugar o verbo encher no Hemiciclo da Assembleia com mais ou menos deputados, mas sim Governar Angola. E, para Governar Angola e Realizar os Angolanos, a meta é alcançar “120” deputados e com este desiderato todos os 26 milhões de angolanos se sentirão recompensados, porquanto se verão livres do Regime Ditatorial que nos afoga a todos por igual.

7 - Sem pretensões de qualquer género, é mister aproveitar esta ocasião para encorajar todas e todos aqueles que não figuram ou não estando nos lugares cimeiros das presentes Listas, que se sentem injustiçados ou que tenham desmerecido os lugares ou posições onde se encontram agora, para não cederem aos ataques dos adversários dos angolanos que a todo o custo se batem pela mudança e apostam em Abel Chivukuvuku.

8 - Apenas um remarque. Por exemplo, eu Félix Miranda, igualmente um dos pioneiros desde os primórdios da CASA-CE. Em 2012 havia figurado na Lista de Candidatos muito p’ra lá dos lugares 70, quando o nosso envolvimento sem cessar e em condições extremas até nas cacimbas secas do Cunene e Cuvelai, na extensão de Angola e pelo mundo sempre ao lado do Candidato Abel Chivukuvuku, dispensavam Lupa para avaliação. Mas, não desmoronei, pelo contrário, continuei sempre com a mesma energia e sagacidade, aliás muito mais redobrada e sublinhe-se, sem qualquer remuneração material, Os queixumes do povo sofredor foram a nossa merenda diária, tudo porque acreditei no projecto, mais do que isso, acreditei no homem Abel Chivukuvuku com quem partilho bons e maus momentos desde os anos de 1977, cruzamo-nos nas célebres missões diplomáticas e de clandestinidade na República do Zaire de Mobuto Sesse Seko de 1985 a 1987, viemos juntos em Luanda em 1991 depois dos acordos de Alvor e Bicesse e nos dias de hoje que guia a CASA-CE nos caminhos que nos levam a Libertação de Angola e dos Angolanos.

Nesta Lista de Candidatos, mesmo exercendo múltiplas funções de direcção central, inclusivamente do Gabinete do próprio presidente, posiciono-me no nº 24, contudo confiante que obteremos para cima dos 100 lugares.

9 - Não serve isso de pretexto, nem de motivo para esbater as reivindicações hoje existentes. Apenas para alertar, no sentido de não nos distrairmos com estes joguetes que têm a mão suja daqueles, tanto gregos como troianos, que se sentem perigosamente ameaçados. O POVO ANGOLANO DESTA VEZ DIZ BASTA AO PASSADO E VÊ EM ABEL CHIVUKUVUKU A SALVAÇÃO

Rate this item
(0 votes)