Sexta, 19 de Abril de 2024
Follow Us

Quinta, 13 Outubro 2016 10:09

BNA reúne-se com associação de bancos americanos

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, reuniu-se esta quarta-feira, em Washington (EUA), com representantes da associação de bancos e reguladores americanos (ABA), bem como de instituições financeiras do primeiro escalão da banca americana.

O encontro, que reuniu representantes do Bank of América, EXIM, United Bank, World Bank, TedBank, Orchard Wealth and Legacy Management, Citibank e Capital One, teve como principal objectivo a apresentação do plano de adequação do sistema financeiro angolano às normas prudenciais e boas práticas internacionais.

Realizada com o apoio da Câmara do Comércio dos Estados Unidos - Angola, no encontro foram apresentados os avanços efectuados no país para se adequar às normas de regulação vigentes nos Estados Unidos e na Europa.

Intervieram no encontro, que decorreu sob forma de mesa redonda, entre outros participantes, representantes  de associação de bancos americanos, da Unidade de Informação Financeira, bancos comerciais angolanos e americanos.

A abordagem, segundo uma nota do BNA, centrou-se no aprimoramento ao combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo, supervisão comportamental e prudencial, bem como nas tecnologias de informação, formação de recursos humanos e “compliance”.

 O documento do Banco Central informa que o Banco Nacional de Angola está a trabalhar com o Reserve Bank da África do Sul e o Banco de Portugal, assim como com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Trata-se de uma frente ampla nacional, envolvendo o BNA e a banca nacional, a actuar nos centros financeiros mundiais, no sentido de trazer credibilidade ao sistema financeiro nacional, desbloqueando o problema que se coloca nas relações com os bancos correspondentes.

Da agenda dos representantes do BNA constam também encontros com representantes do Departamento de Estado, Departamento de Justiça e do Departamento do Tesouro.

 

Rate this item
(0 votes)