Terça, 19 de Março de 2024
Follow Us

Quinta, 11 Agosto 2016 06:45

Técnico das xodós angolanas revela falta de pagamento: "São obrigações"

Jogadoras agradecem apoio da torcida após derrota para a Noruega (Foto: Getty Images) Jogadoras agradecem apoio da torcida após derrota para a Noruega (Foto: Getty Images)

Filipe Cruz passa na zona mista revoltado, diz que prêmio proposto pelo comitê olímpico do país não foi aceito pelo handebol feminino e garante que situação é ruim

O encanto de Angola acabou e a seleção africana perdeu a primeira na Olimpíada do Rio no handebol feminino. E a explicação para a atuação abaixo da média não está apenas na qualidade da seleção rival, que é a atual bicampeã olímpica. Após o fim da partida, o técnico Filipe Cruz passou pela zona mista soltando "marimbondos" pela boca. Ao falar com a imprensa local, o treinador reclamou da promessa de um pagamento para as atletas e comissão técnica que não teria sido cumprida pelo comitê olímpico do país africano. Visivelmente irritado, o comandante das queridinhas da torcida brasileira na Arena do Futuro garantiu que a situação desestabilizou o time em quadra.

- Há falta de cumprimento daquilo que são as obrigações, é claro. O que foi proposto o handebol não aceitou. Simplesmente não aceitou. O que é que você acha, acha que não? (se desestabiliza as jogadoras). Estamos a tratar com senhoras. Estamos aqui há praticamente um mês. Viemos para cá e o que temos a receber por direito... E na véspera de um jogo tem todo esse sururu aqui dentro. O que queres que eu faça? É o que há. Há de digerir isso - disse o treinador Filipe Cruz, que antes do time feminino liderava a equipe masculina do país.

Passando pela zona mista, nenhuma jogadora quis comentar sobre o assuntos. Perguntadas, diziam não ter a autorização para tocar no tema. A goleira Teresa Bá, que levantou o público com suas defesas nas duas primeiras rodadas e também chamou a atenção pela agilidade mesmo pesando 98kg, negou-se a comentar.

Angola veio para o Rio de Janeiro com 25 atletas, em sete modalidades. Destes, 14 são as meninas do handebol, mais da metade do time angolano na Olimpíada. Os atletas do tiro, do remo, do judô, da natação e da vela já teriam recebido os valores combinados pela participação nos Jogos Olímpicos. Estrelas da delegação, porém, as jogadoras não teriam aceitado o valor e fizeram uma contraproposta. Por isso, não receberam ainda.

Auxiliar da seleção, Edgar Neto explicou melhor a situação e acredita que tudo será resolvido. Para ele, o que aconteceu não influenciou em quadra, discordando de Filipe. Na sexta-feira, recebendo ou não, Angola entra em quadra contra o Brasil, às 9h30, na Arena do Futuro, em busca de uma classificação inédita para as quartas de final.

- Está tudo bem, são nossas obrigações (que devem ser pagas). Continuamos a estar firmes no que é a nossa participação e só por isso que vamos continuar a jogar com a mesma aplicação. Queremos fazer isso contra o Brasil. Nós não temos problema nenhum, temos um valor a receber, vamos receber esse valor. Já alguns atletas que terminaram a competição e já receberam (atletas de outras modalidades). A política nossa é se desligar totalmente e por isso estamos focados na competição. Depois de terminar a competição, vão ser pagos todos os valores e comissões - garantiu o auxiliar.

Globo Esporte

 

Rate this item
(0 votes)