Quarta, 24 de Abril de 2024
Follow Us

Domingo, 19 Abril 2015 07:28

Encontrado diverso material de propaganda da UNITA na base da seita de "Kalupeteka"

Huambo - O secretário de Estado do Interior, Eugénio Laborinho, confirmou hoje (sábado) em declarações à imprensa, na província do Huambo, terem sido encontrados diversos materiais de propagando do partido Unita na base da seita religiosa Adventista do 7º Dia Luz do Mundo, localizada na Serra Sumé, município da Caála, a quase 50 quilómetros da capital desta província.

Além do material de propaganda, Eugénio Laborinho disse terem sido igualmente encontradas na base desta seita ilegal, fundada pelo cidadão nacional José Julino Kalupeteka, detido na sexta-feira, armas de fogo e respectivas munições e diversos documentos que estão a ser analisados pelos órgãos de investigação.

Coincidentemente, disse o secretário de Estado do Interior, o local onde estavam concentrados cerca de dois mil seguidores do auto-denominado profeta, Kalupeteka, era, no tempo da guerrilha nacional, uma base logística da Unita.

"Temos informações de que este local foi, no passado, base logistica do partido Unita e também confirmamos de que o fundador desta seita foi soldado das forças militares deste mesmo partido. Todavia, vamos deixar esta situação para os órgãos de justiça. Tenha ou não ligações com a Unita, sabemos que vai ser responsabilizado pelos assassinatos ocorridos na quinta-feira", informou.

Eugénio Laborinho garantiu, no entanto, que a ordem foi restabelecida na Serra Sumé e nas aldeias adjacentes, tendo confirmado, também, que um bom número de pessoas que ali se encontravam, incluindo crianças, foram resgatadas e estão a receber apoios do governo e algumas, infelizmente, continuam foragidas.

Esta manhã deslocou-se ao local, onde na quinta-feira foram assassinados nove membros da Polícia Nacional, uma delegação multi-sectorial ordenada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Integraram a mesma o secretário de Estado do Interior, o 2º comandante-geral da Polícia Nacional, Comissário-Chefe Paulo de Almeida, e o chefe de Estado Maior General adjunto para a Educação Patriótica das Forças Armadas Angolanas, general Egídio de Sousa Santos.

ANGOP

Rate this item
(0 votes)