Menu
RSS

Grupo angolano da Newshold já detém mais de 3% da Impresa

O grupo Newshold anunciou que controla 3,21% da Impresa (grupo Balsemão). O grupo angolano é dono do jornal “Sol” e detém mais de 15% do grupo Cofina, proprietário do “Correio da Manhã” e do “Jornal de Negócios”. A Newshold está também interessada na privatização da RTP.

O grupo Newshold comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que detém 3,21% da Impresa. Em 10 de abril, o grupo angolano passou a deter 2,013% da Impresa. Nessa altura, o grupo não cumpriu a obrigação legal de informar a CMVM, por ter uma participação superior a 2%. Cinco meses depois, e já com mais de 3%, o grupo informou então a CMVM.

O grupo angolano Newshold detém, nomeadamente, os jornais “Sol” e “I” e uma participação de 15,08% do grupo Cofina, que é proprietário, entre outros títulos, dos jornais “Correio da Manhã” e “Jornal de Negócios”.

A Newshold é controlada pela sociedade Pineview Overseas, uma empresa offshore registada na cidade do Panamá.

Em dezembro de 2012, o empresário angolano Álvaro Madaleno Sobrinho, ex-presidente do conselho de administração do BES Angola, revelou, através do Sol, que é um dos cinco acionistas da empresa Pineview Overseas e que os restantes quatro acionistas são todos da sua família.

Também em dezembro passado, a Newshold tornou público um comunicado, onde assumiu “ para que não restem quaisquer dúvidas” que “na hipótese de a solução a definir pelo Governo português para a privatização ou concessão da RTP se revelar um negócio interessante para as partes, a Newshold tem disponibilidade e meios para, isoladamente ou em parceria, apresentar uma candidatura”.

LUSA

..
..
back to top

Recomendamos